O fã da velocidade que estava
com saudade da Fórmula 1 na parada para as férias em agosto foi brindado com
uma corrida histórica no mítico circuito de Spa-Francorchamps. Teve de tudo no
GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2016: largada tumultuada, muitos toques
roda com roda, ultrapassagens e um fortíssimo acidente na temida Eau Rouge.
Largando da pole position, Nico Rosberg viu tudo pelos retrovisores e venceu de
ponta a ponta, com certa tranquilidade.
O alemão da Mercedes, porém,
não deve ter saído tão feliz da prova. Ele tinha uma grande chance de descontar
uma boa diferença para o líder do campeonato, seu companheiro de equipe, Lewis
Hamilton, que largou na última fila do grid em razão de punição por ter trocado
diversas peças do motor. Mas o britânico conseguiu minimizar o prejuízo e
terminou em terceiro, atrás de Daniel Ricciardo, da RBR. Além do talento,
Hamilton também contou com uma pitada de sorte. Ele precisava chegar em sétimo
para manter a liderança, mas se beneficiou com a bandeira vermelha provocada
pelo forte acidente de Kevin Magnussen. O inglês, que não tinha parado nos
boxes, foi um dos que aproveitou a paralisação para trocar os pneus e pulou
para as primeiras colocações. Com o 3º lugar, Hamilton chegou aos 232 pontos,
mantendo a liderança da temporada, agora com nove pontos de vantagem para
Rosberg.
Corrida é marcada por forte batida
de Magnussen na Eau Rouge
Um forte acidente marcou o
tumultuado início da corrida. Após uma largada cheia de incidentes, na 6ª
volta, Kevin Magnussen perdeu o controle da Renault na desafiadora subida da
Eau Rouge e bateu violentamente na proteção de pneus localizado na saída da
curva. O safety car foi acionado, mas os fiscais tiveram dificuldades para
reconstruir a barreira de proteção e a prova foi paralisada com bandeira
vermelha três voltas depois, 24 minutos após a largada. A corrida foi retomada
quase 20 minutos depois, sob safety car. Acompanhe em tempo real as novidades
sobre o GP da Bélgica.
A CORRIDA
Largada: A apertada curva La
Source é sempre um convite a uma largada tumultuada. O pole Rosberg conseguiu
escapar na ponta, enquanto Verstappen, que partia em segundo, acabou engolido
pela dupla da Ferrari. No entanto, Vettel foi otimista ao fazer a curva, tocou
em Raikkonen e acabou rodando. O finlandês, sem espaço, acabou atingido também
pelo holandês da RBR, que retomou a segunda posição. Quem se aproveitou do
tumulto foi Massa, que pulou de 10º para 5º. e Grosjean, de 11º para 6º. Outro
que largou bem foi Nasr, partindo de 16º para 11º. Partindo de 21º, Hamilton
foi cauteloso e ganhou apenas duas posições. Último no grid, Alonso foi mais
ousado, subiu de 22º para 17º.
1/44 - Com o bico danificado
pelo toque em Raikkonen, Verstappen ficou sem rendimento e começou a perder
posições. O holandês foi para os boxes e caiu para as últimas posições.
1/44 - O pneus traseiro
esquerdo de Carlos Sainz furou. O espanhol saiu da pista e, quando voltou,
rodou e por pouco não atingiu Hamilton. Na sequência, a bandagem do pneu
começou a destruir a asa traseira, que ficou na perpendicular. Ele abandonou.
1/44 - Pascal Wehrlein acertou
a traseira de Jenson Button e os dois abandonaram.
2/44 - Com um pneu furado pelo
toque de Verstappen, Raikkonen também foi para os boxes. E demorou. Seu carro
teve um princípio de incêndio no assoalho. E além disso, os mecânicos tiveram
dificuldades para retirar o bico. O finlandês perdeu uma volta e retornou à
pista em último. Outro que precisou ir para os boxes com um pneu furado foi
Felipe Nasr.
3/44 - Companheiro de Nasr na
Sauber, Marcus Ericsson recolheu para a garagem com problemas no carro e deixou
a prova.
3/44 - A série de incidentes
nas primeiras voltas fez a direção de prova acionar o safety car virtual, onde
todos os pilotos precisam respeitar um limite de velocidade. Em 4º, Felipe
Massa aproveitou para fazer o primeiro pit stop e se livrar dos pneus
supermacios.
6/44 - Kevin Magnussen perdeu
o controle da Renault na desafiadora subida da Eau Rouge, e bateu fortemente de
traseira na barreira de proteção. Apesar da violência do acidente, o
dinamarquês não se machucou. O safety car foi acionado.Hulkenberg, Pérez,
Vettel, Bottas, Verstappen, Nasr, dentre outros, aproveitaram a entrada do
carro de segurança para trocar os pneus.
7/44 - Após as confusões das
primeiras voltas e com os diversos pit stops, a classificação era a a seguinte:
1º Rosberg, 2º Ricciardo, 3º Hulkenberg, 4º Alonso, 5º Hamilton, 6º Massa, 7º
Pérez, 8º Kvyat, 9º Palmer, 10º Grosjean. Dos dez primeiros, Rosberg,
Ricciardo, Alonso, Hamilton e Kvyat não haviam feito parada nos boxes.
9/44 - A prova foi paralisada
na 9ª volta, 24 minutos após a largada, em razão da dificuldade dos comissários
em reconstruir a barreira de proteção da Eau Rouge, danificada com a forte
batida de Kevin Magnussen.
10/44 - Os pilotos puderam
aproveitar para trocar os pneus durante a paralisação. Melhor para Rosberg, Ricciardo, Alonso, Hamilton e Kvyat,
que não haviam feito pit stops antes. Principalmente para Hamilton e Alonso,
que largaram da última fila e haviam ganhado muitas colocações justamente por
não terem parado nos boxes.
11/44 - A corrida foi retomada quase 20 minutos
depois. Contrastando com as primeiras voltas, a relargada, sob safety car, não
teve incidentes.
12/44 - Mas a prova logo
esquentou novamente. Com o potente carro da Mercedes, Hamilton não teve
dificuldades para passar Alonso e subiu para o quarto lugar.
12/44 - Fazendo corridas de
recuperação, Raikkonen (15º) e Verstappen (14º) voltaram a se encontrar na
pista após o toque na largada. O finlandês tentou passar o holandês por fora na
Les Combes, mas foi espalhado e saiu da pista. O Homem de Gelo reclamou pelo
rádio.
13/44 - Uma volta depois, Kimi
partiu para cima de Verstappen de novo na Les Combes e recebeu uma fechada de
porta questionável do jovem da RBR. “Isso é ridículo!”, bradou.
15/44 - Após 15 voltas, a
classificação era: 1º Rosberg, 2º Ricciardo, 3º Hulk, 4º Hamilton, 5º Alonso,
6º Massa, 7º Pérez, 8º, Kvyat, 9º Vettel e 10º Grosjean. Nasr aparecia em 16º.
18/44 - Com a faca nos dentes,
Hamilton partiu para cima de Hulkenberg. E também não perdeu tempo. Colocou de
lado na reta oposta e engoliu o alemão da Force India para subir para a
terceira posição.
19/44 - A corrida de Raikkonen
seguiu tumultuada. Ao passar Grosjean para assumir o 12º lugar, o finlandês
tocou pneu com pneu com o franco-suíço da Haas.
22/44 - Hamilton foi para os
boxes trocar pneus e colocou um novo jogo de compostos macios. Mas o pit stop
acabou sendo mais lento que o normal. Ele retornou à pista em oitavo.
24/44 - Alonso também trocou
pneus e saiu no pitlane lado a lado com Hulkenberg. Os dois disputaram posição
dentro dos boxes e chegaram a se tocar na saída.
26/44 - Vettel deu um belo
drible em Verstappen para passar o rival na saída do hairpin. Mas o encardido
holandês deu o troco após a Eau Rouge e recuperou a 8ª posição. Duas voltas
depois, o alemão deu novo bote e, enfim, conseguiu ganhar a colocação.
27/44 - Líder com imensa
margem sobre Ricciardo, Rosberg fez seu pit stop com tranquilidade e retornou
com 10s de vantagem para o australiano da RBR.
29/44 - Em nova disputa
encarniçada, Pérez e Massa chegam a se
tocar e o mexicano leva a melhor, ganhando o 6º lugar.
32/44 - Hamilton fez mais um
pit stop e trocou os pneus macios pelos médios e caiu para a quarta colocação,
logo atrás de Hulkenberg.
33/44 - Em mais um bom duelo,
valendo a 7º lugar, Vettel tentou passar Massa, mas acabou perdendo o ponto de
freada da curva. O brasileiro colocou de lado e recuperou a posição. Na volta
seguinte, o alemão acertou a manobra e conseguiu a ultrapassagem.
34/44 - Hamilton rapidamente
deixou Hulkenberg para trás e reassumiu o 3º lugar. A missão de alcançar o
segundo colocado Ricciardo, porém, era muito difícil. O australiano da RBR
estava mais de 15s à frente.
41/44 - Valtteri Bottas
ultrapassou Felipe Massa e assumiu a 8ª colocação
42/44 - Com dificuldades para
controlar o carro nas voltas finais, Massa também foi superado por Raikkonen e
caiu para décimo.
Globo Esporte, G1
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