Dados fazem parte de
levantamento feito pelo IPDC/Fecomércio RN, apresentado nesta terça, 30, na sede
do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, pelo presidente Marcelo Queiroz
Há mais de 200 anos fazendo
parte do calendário de Caicó, a Festa da Sant’Ana reúne milhares de pessoas
todos os anos, com impacto direto na economia da cidade. Para mensurar a
importância econômica e conhecer melhor o público que frequenta o evento, o
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo do RN (IPDC/Fecomércio RN) realizou entre os dias 28 e
30 de julho um levantamento no município da região do Seridó.
A pesquisa, encomendada do
Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, foi entregue pelo presidente da
Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, à presidente do Sindivarejo,
Cleide Nogueira, na noite desta terça-feira, 30. Compareceram ao evento,
realizado na Casa do Empresário da cidade, além de membros do Sindicato,
membros da diretoria da CDL Caicó, o pároco da Catedral de Sant’Ana, Alisson
Bruno, como também diversos empresários da cidade. Os dados foram apresentados
pelo diretor Executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz.
A Festa de Sant’Ana 2016 teve
como público predominante potiguares, já que 83,2% são oriundos de cidades do
Rio Grande do Norte, com os moradores de Natal e municípios da região Seridó do
estado aparecendo em destaque. Porém, os hotéis e pousadas da cidade ficaram
lotados, já que paraibanos (6,8%), cearense (2%), pernambucanos (1,4%),
paulistas (1,2%) e mineiros (1%) também marcaram presença. Além disso, a
pesquisa detectou a presença de estrangeiros na festa.
O gasto médio do visitante,
que permaneceu na cidade menos de 24h para participar de alguma atividade da
festa, foi de R$ 82,72; já do turista (aquele que pernoitou pelo menos um dia
na cidade) foi de R$ 112,83. O caicoense teve de gasto médio diário individual
de R$ 49,54.
As principais motivações para
os turistas e visitantes frequentarem a cidade foram lazer, família e fé, onde
já conheciam a tradicional festa católica de Caicó. Cerca de 65,8% dos
participantes da festa têm idade na faixa de 35 anos ou mais, e dois terços dos
entrevistados estiveram na festa acompanhados da família.
Artesanato, catedral,
bares/restaurantes e atrações musicais foram os principais atrativos que o
público frequentou durante a festa. Dessa forma, o evento contribui diretamente
no desenvolvimento da economia local, uma vez que geram demanda por hotéis,
pousadas, restaurantes, bares e tantos outros serviços, o que resulta em mais
emprego e renda para a população do município.
O levantamento do IPDC
Fecomércio RN constatou que a influência da viagem dos turistas e visitantes
que estiveram em Caicó é fortemente orientada para a festa da padroeira, neste
caso representando 66,4% do total de turistas e visitantes. Enquanto 17%
disseram que estavam na cidade para aproveitar a festa, mas também visitar a
família; 15,8% declararam que a decisão de participar dos festejos de Sant’Ana
em Caicó se deu graças aos comentários de parentes e amigos. 8,6% dos
entrevistados foram influenciados por trabalho ou negócios na cidade; já 6,4%
dos que responderam à pesquisa afirmaram estar na cidade por devoção, fé ou
pagamento de promessa.
“As atratividades da cidade –
sua história, objetos, natureza, monumentos, tradições que constroem a
identidade e cultura do local -, devem ser aproveitadas e potencializadas para
atrair cada vez mais novos visitantes. Essas informações detalhadas pelo IPDC
da Fecomércio podem ser úteis para balizar o trabalho dos planejadores e
realizadores da Festa de Sant’Ana, que já é um dos maiores patrimônios de
Caicó. Também podem ser muito bem usadas pelo empresariado da cidade, que passa
a conhecer melhor o público da festa e pode, assim, se preparar ainda mais para
atendê-lo”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Os entrevistados também
avaliaram os pontos que mais agradaram durante a Festa de Sant’Ana. 33,4% dos
entrevistados indicou a organização das atrações realizadas na cidade como item
que mais gostaram durante a festa. Em segundo lugar e também corroborando
informações anteriores, ficaram os atrativos históricos e culturais, com 18,6%
da preferência. As atrações musicais promovidas pelo evento aparecem na
terceira posição, como um dos atrativos que mais deixaram o público satisfeito,
com 16,2% das citações, seguidas por missas (13,8%), infraestrutura (12%),
atendimento (10,2%), segurança (8,4%), comércio (6,6%) entre outros.
Os participantes da festa
neste ano ficaram satisfeitos com os serviços prestados, alcançando uma nota
média de 9,12. O item Hospitalidade do povo (avaliado somente pelos turistas
entrevistados) foi o melhor avaliado, com nota média 9,28. Locais de
alimentação e atrações musicais vêm logo depois, ambas, com média 8,76, seguida
dos atrativos históricos e culturais, com nota média de 8,49. O comércio local
e a infraestrutura/organização do evento aparecem na 5ª e 6ª posição, com
médias 8,46 e 8,43, respectivamente. Em seguida, vêm a qualidade dos serviços
oferecidos (8,20) e a segurança (8,18) que também foi elogiada. Já o acesso e
transporte até a cidade, limpeza urbana, informações turísticas e meios de
hospedagem foram os itens que apresentaram nível de satisfação inferior à média
8,0, ficando com notas 7,62; 7,67; 7,78 e 7,79; respectivamente.
Com o retorno positivo, 93,8%
dos entrevistados manifestaram desejo de participar da festa de Sant’Ana de
Caicó em 2017 e quase 100%, exatos 98,8%, do público recomendaria a festa a
parentes e amigos.
“Não tínhamos números claros
da dimensão turística e econômica da Festa de Sant’Ana e nós, empresários,
precisávamos disso. Com o estudo, nosso propósito é que ela cresça cada vez
mais, com planejamento baseado no levantamento do IPDC”, declarou Cleide Nogueira,
presidente do Sindivarejo de Caicó.
O relatório completo está
disponível no link: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas
Fecomércio RN
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