SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Golpe no WhatsApp oferece internet grátis mas instala vírus no celular


Mais um golpe está circulando pelo WhatsApp, e agora cibercriminosos oferecem internet grátis para usuários na tentativa de infectar celulares com vírus. O ataque foi descoberto por pesquisadores de segurança da PSafe.

Assim como em outros golpes espalhados pelo aplicativo de mensagens, o ataque tenta enganar usuários do WhatsApp com uma oferta tentadora: no caso, os cibercriminosos oferecem até 20GB de internet grátis para ser usada em um período de 60 dias, independentemente da operadora da pessoa. 

A vítima precisa clicar em um link que aparece no fim de uma mensagem para ser redirecionada para um site onde ele vai obter o suposto prêmio. O site falso faz três perguntas ao usuário: "quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?"; "quantos GB você gostaria de receber da sua operadora?"; e "qual rede você gostaria de ativar?".

Ao responder os questionamentos, os criminosos pedem para a vítima compartilhar a "promoção" com três amigos e grupos do WhatsApp, e só depois disso a suposta internet grátis seria disponibilizada.

O problema é que o pacote de dados gratuito não existe, e a página falsa começa a exibir alertas de supostos problemas no celular da vítima, orientando a pessoa para que ela baixe aplicativos maliciosos. Em outras palavras, os hackers oferecem internet grátis mas no fim das contas instalam vírus nos dispositivos.

Golpes de phishing são bastante comuns no WhatsApp e costumam enganar bastante gente: a PSafe diz que a oferta falsa de internet grátis conseguiu a marca de 45 acessos por minuto. Para evitar cair nesse tipo de golpe, a orientação de especialistas de segurança é sempre a mesma: desconfie de ofertas vantajosas demais, e evite clicar em links suspeitos que acompanham mensagens compartilhadas pelo aplicativo.


Olhar Digital UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente