quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

RN aplica segunda dose da CoronaVac entre 10 e 17 de fevereiro; estado vai receber mais 51 mil doses

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) informou nesta quarta-feira (3) que a aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, da CoronaVac, acontecerá entre os dias 10 e 17 de fevereiro. Essas datas são apenas para quem recebeu as primeiras doses da vacinação (profissionais da saúde e idosos institucionalizados), que começou no dia 20 de janeiro.

A decisão foi informada em uma reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. A distribuição das vacinas ficou acordada para começar na próxima segunda-feira (8).

Além disso, o prefeito Álvaro Dias (PSDB), em reunião com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, disse que foi confirmado o recebimento de mais 51.800 doses da vacina da CoronaVac até o próximo fim de semana em todo o estado.

 

Enquanto aguarda a chegada, os municípios se organizam para a aplicação da segunda dose. As datas entre 10 e 17 de fevereiro foram definidas baseadas na norma técnica da CoronaVac, que aponta que o espaço entre a primeira e a segunda dose deve ser de 21 a 28 dias.

 

Essa etapa só serve para pessoas que tomaram a primeira dose no lote inicial, utilizado na abertura do plano de operacionalização para vacinação contra a Covid-19 do estado. "A vacina só será aplicada em quem levar o seu cartão físico, mostrando que tomou a CoronaVac e na data certa", explicou a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho.

 

As segundas doses para quem recebeu a vacina de Oxford/AstraZeneca são aplicadas apenas após 12 semanas.


G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente