segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Telescópio James Webb faz nova imagem detalhada de Júpiter

 

Durante a fase de calibragem, o Telescópio Espacial James Webb (JWST), que teve suas primeiras imagens científicas divulgadas no dia 12 de junho fez registros impressionantes de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.

Graças a um programa destinado a demonstrar o potencial do observatório de próxima geração dentro da nossa vizinhança, bem como no universo distante, uma nova imagem do gigante gasoso captada por ele foi revelada recentemente pela NASA.

Segundo a agência, o registro foi feito na última quarta-feira (27), pelo instrumento Near Infrared Camera (NIRCam). A imagem destaca a famosa Grande mancha vermelha, um poderoso furacão que abre um redemoinho na alta atmosfera do planeta e expõe camadas inferiores de suas nuvens, com composições químicas e temperaturas diferentes, que resultam na sua cor característica.

Assim como outras observações de Webb, essa imagem deve ajudar os cientistas a entender essa atmosfera, caracterizar sua estrutura térmica e camadas e estudar fenômenos meteorológicos como ventos e auroras.

Fonte: olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente