O primeiro vencimento está programado para março e prossegue até dezembro, variando de acordo com o número final da placa dos veículos.
Segundo o governo, o imposto poderá ser quitado em cota única com um desconto de 5% ou ser dividido em até sete parcelas.
A previsão é que o novo calendário seja publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29). No Rio Grande do Norte, mais de 458 mil veículos estão aptos a pagar o imposto em 2023.
Detran-RN publica calendário de pagamento do licenciamento de veículos em 2023; veja
A SET informou que o valor do IPVA tem como base de cálculo o preço da nota fiscal para veículos novos. No caso dos usados, o parâmetro é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que indica o valor venal do veículo no mercado potiguar. A lista de valor por modelo e ano de carro deverá ser publicada no Diário Oficial.
As datas de vencimento começam no dia 10 ou 12 de cada mês a partir de março, iniciando com placas de final 1, indo nos meses subsequentes até aquelas com terminação zero.
Os usuários da Nota Potiguar também recebem deduções no valor integral do imposto que podem chegar a 10%. Essa redução já virá na guia de pagamento, que deverá ser obtida na internet. Mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.
Como pagar
Os boletos para pagamento do imposto ficarão disponíveis no site do Detran-RN. Para obter o boleto, o contribuinte deverá acessar o site, clicar na opção ‘consulta de veículos’, e, em seguida, inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia.
Os participantes do programa de cidadania e educação fiscal poderão ainda ter acesso às guias diretamente no aplicativo da Nota Potiguar.
G1RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente