SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 31 de dezembro de 2022

Posse de Lula não terá fogos de artifício sonoros – conheça a ciência por trás do artefato

Neste domingo (1º), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), vão tomar posse de seus cargos. Além da cerimônia oficial, a data será marcada por diversos eventos, como o “Festival do Futuro”, que deverá começar ao meio-dia e contará com a presença de uma grande variedade de artistas.

De acordo com a socióloga Rosângela Lula da Silva – Janja -, que passa a ser a primeira-dama a partir de domingo e faz parte da organização da solenidade, em atenção a uma demanda de pais e entidades de apoio a crianças autistas, além de grupos de proteção animal, está cancelada a salva de tiros de canhão, bem como estão proibidos fogos de artifício sonoros.

“Achei importante chamar essas instituições para fazer essa conversa porque foi uma demanda que, durante a campanha presidencial, muitos pais de autistas conversaram comigo e com o presidente Lula. Hoje, a gente teve uma demanda que foi a questão dos barulhos que a gente possa produzir na posse e que possam perturbar pessoas com deficiência, especificamente fogos de artifício e a salva de tiros de canhão programada para a posse, que sempre acontece.”

Janja Lula da Silva

“Achamos a demanda importante e tem uma demanda do GT (Gabinete de Transição) de Meio Ambiente que trata de animais para atentar para a produção de ruídos”, continuou Janja, em entrevista coletiva concedida no início de dezembro. 

Pelo protocolo oficial, são simulados 21 tiros de canhão. Segundo Janja, uma alternativa foi acordada junto ao cerimonial do Senado, responsável pelo rito militar. Sobre os fogos, estes deverão ser apenas luminosos.

Fogos de artifício sonoros são proibidos em diversas partes do mundo. Não só a prática, como também a comercialização, o armazenamento, o transporte e a queima de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos desse tipo.

Isso porque os fogos de artifício com estampido, além de provocarem a poluição ambiental, perturbam e geram prejuízos e transtornos por vezes irreparáveis em idosos, crianças, pessoas com deficiência e autistas, além de causarem pânico em animais.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente