SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Jean Paul Prates oficializa desfiliação do PT: ‘Meu espaço dentro do partido estava reduzido’


O ex-senador e ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates oficializou, na manhã desta segunda-feira 24, sua desfiliação do PT, partido ao qual estava filiado desde 2013. A decisão foi protocolada em carta entregue ao presidente nacional do partido, Edinho Silva, em Brasília, e em documento semelhante destinado à presidente da legenda no Rio Grande do Norte, Samanda Alves.

  

No texto, Jean Paul destaca que sua decisão foi tomada após “reflexão profunda” e consolidada após diálogo direto com a governadora Fátima Bezerra. Além disso, faz um balanço da atuação política.

Capturar


O ex-senador afirma que sua saída foi motivada por uma redução progressiva de espaço político dentro do PT. “Minha saída da Petrobras, marcada por ruídos internos e desinformação plantada, e a forma como se desenvolveram recentemente as conversas sobre os planos políticos do PT no Rio Grande do Norte para 2026, reforçaram a percepção de que meu espaço de contribuição dentro do partido se encontrava reduzido, ainda que eu mantenha total respeito às decisões e reconheça que os diálogos políticos estão sempre em evolução”, escreveu Jean.

 

Ainda assim, ele afirma não carregar ressentimentos. “Não levo mágoas, levo gratidão e consciência tranquila”, registra. Ele dedica agradecimentos pessoais a lideranças e amigos que marcaram sua passagem pelo partido, como Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, Henrique Fontana, José Dirceu e o próprio presidente Edinho Silva. No âmbito local, ele cita aliados com os quais diz ter caminhado “de forma generosa, leal e construtiva”: a deputada federal Natália Bonavides, o ex-presidente estadual do PT Júnior Souto e a vereadora Marleide Cunha, de Mossoró. Ele também cita “os companheiros de trabalho no Senado” Paulo Henrique Macedo, Adriano Gadelha e Jackson Santos.

 

Jean Paul também prestou homenagem à militância petista, sobretudo a que atua em regiões mais vulneráveis do País. “Essa militância é o que o PT tem de mais autêntico e valioso, e por ela minha admiração permanece intacta”, afirma.

 

Ao final, ele anuncia que continuará no campo progressista. Disse que pretende integrar “uma legenda com tradição equivalente de luta por justiça social, dignidade e soberania nacional” e que pretende contribuir para a construção de “uma esquerda moderna, transparente, popular e capaz de dialogar com as novas gerações e com os desafios contemporâneos”.

 

“Não mudo de lado. Reposiciono minha trajetória. E sigo com espírito aberto, com respeito à história do PT, e com a mesma disposição de somar forças sempre que o campo democrático for chamado a se unir contra retrocessos e ameaças”, encerra Jean.

 

Crítica à falta de debate interno


Nos últimos meses, Jean Paul Prates vinha criticando a forma como o PT tem escolhido seus candidatos no Rio Grande do Norte. Em uma entrevista à TV Agora RN em setembro, Prates disse estar “decepcionado” com a distância entre o discurso de democracia interna do partido e a prática atual de definições centralizadas.

 

Prates relatou que em nenhum momento foi consultado pelo partido sobre as articulações recentes, embora tenha colocado seu nome à disposição como pré-candidato nas eleições de 2026.

 

De acordo com Jean, o PT potiguar está vivendo uma “Raimundocracia” – uma espécie de regime em que o secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Raimundo Alves, decide sozinho. Raimundo tem sido um dos principais interlocutores do partido e é homem forte da gestão da governadora Fátima Bezerra.

 

Para o ex-senador, o processo que levou à indicação do secretário de Fazenda, Cadu Xavier, como pré-candidato ao Governo do Estado em 2026 exemplifica esse fenômeno. Ele diz que não houve discussão interna.


AgoraRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente