SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Saiba tudo que há de novo no Windows 10

Poucos produtos no mundo têm o alcance do Windows, presente em mais de 1 bilhão de computadores. Portanto, não é exagero dizer que o Windows 10 é um dos principais lançamentos do mercado de tecnologia no ano.

O Olhar Digital já preparou um FAQ explicando detalhadamente como será o processo de atualização nas versões 7 e 8.1 para a 10 (você pode conferir neste link), mas ainda resta responder uma coisa: vale a pena? Se há pessoas que ainda estão satisfeitas com o finado XP, ainda há quem se dê muito bem com versões antigas e não vê necessidade de mudar. 

A seguir, vamos mostrar o que há de novo no Windows 10, mas a decisão de aproveitar essas novidades ou não fica por sua conta. Confira:
Depois de ouvir muita reclamação dos usuários do Windows 8, o menu Iniciar voltou, ainda que diferente.  Ele é uma mistura do tradicional, que existe no 7, com os blocos dinâmicos do 8. Ele oferece a vantagem da informação instantânea oferecida pelos blocos, mas com a simplicidade e familiaridade do menu do 7.

Cortana integrada
Isso só vai valer para os brasileiros a partir de 2016, mas o Windows 10 é profundamente integrado com a assistente pessoal Cortana, que deu as caras primeiro no Windows Phone. Ela oferece informações contextuais baseada nos dados que coleta sobre você e o que você costuma procurar na internet. Ela também se destaca por ter uma personalidade, similar ao que acontece com a Siri, no iOS, e diferente do Google Now, no Android. Ela também pode mostrar previsão do tempo, notícias de destaque, e exibir lembretes.

Microsoft Edge
O Internet Explorer morreu e deu seu lugar ao Edge, chamado antes do lançamento de Project Spartan, criado do zero para acabar com o legado negativo do seu antecessor. Todos os testes de desempenho mostram que o navegador está muito mais rápido do que o IE, chegando a superar o Chrome em algumas ocasiões. Você só poderá usá-lo no Windows 10.

Se games fazem parte da sua rotina, principalmente se você tem um Xbox One, é bom prestar atenção no Windows 10. Alguns jogos permitirão que quem está no PC e quem está no console joguem multiplayer juntos. Também será possível fazer streaming dos games que estão rodando no console para o seu computador ou tablete por meio da rede local, o que deve possibilitar jogar sem ocupar a TV da sala. A integração permitirá aproveitar as opções da Xbox Live para games no PC e interagir com seus amigos na rede da Microsoft, gravar e publicar vídeos de jogos, entre outras coisas.

Integração com todos os smartphonesNão importa se você usa iOS, Android ou Windows Phone: o Windows 10 irá abraçar seu celular em vários aspectos, com integração do OneDrive, OneNote, Skype, Office, Outlook, etc. Até mesmo a assistente Cortana será liberada para as plataformas concorrentes.

DirectX 12
Novamente, um diferencial importante para quem costuma jogar no PC: o DirectX 12 será exclusivo do Windows 10, que deve melhorar o desempenho até 50% e otimizar o consumo de energia em relação ao DirectX 11. É obrigatório para quem quer o máximo em qualidade gráfica em jogos.

Bom, nem todo mundo pode ter um setup com vários monitores, mas com o Windows 10 pelo menos você pode alternar entre vários desktops rapidamente, como se você tivesse vários monitores mostrando coisas diferentes ao mesmo tempo.

Central de notificações e ações
Você já tem notificações no seu celular. Não seria uma boa se os apps que você tem no seu computador pudessem fazer o mesmo? Com o Windows 10 isso é possível. A mesma área também reserva botões de ações rápidas, como ativar o modo avião, ligar ou desligar o Bluetooth, mexer no brilho da tela, ativar ou desativar Wi-Fi e assim por diante.

Uma das principais reclamações do Windows 8 é que ele parecia ter sido planejado para o touchscreen, enquanto os usuários de teclado e mouse foram deixados para trás. A Microsoft resolveu a situação com o recurso Continuum. Agora o Windows 10 é diferente em tablets e laptops e destkops. E, se você tem um híbrido, a interface se alterna quando você está com o teclado acoplado ou está utilizando no modo tablet.

O fim da senha?
O Windows 10 terá suporte a autenticação por biometria, o que significa que você poderá acessar vários aplicativos usando apenas leitores de impressão digital ou leitores de retina. Em uma era em que a proteção fornecida pelas senhas comuns é questionável, a mudança não poderia ser mais bem-vinda.

É grátis
Se você está rodando o Windows 7 ou 8.1 originais, você tem um ano a partir do dia 29 de julho para aproveitar a atualização grátis, ou terá que pagar por uma nova licença. Essa é uma novidade para a Microsoft.

E os riscos?
Se você aceitar a atualização no primeiro ano, você entrou na categoria do early-adopter. Infelizmente, essas são as pessoas que mais sofrem no mundo da tecnologia. Quem adere primeiro a um novo produto normalmente está exposto a um número maior de falhas de segurança, bugs incômodos, problemas de compatibilidade e tudo mais que um sistema operacional novo pode oferecer de negativo.


Claro, é possível que nada disso aconteça com você. No entanto, quanto mais tarde você migrar para o Windows 10, menor será a chance de encontrar uma falha crítica. O problema é que a oferta de upgrade grátis tem limite de tempo, então o usuário é obrigado a migrar rápido para aproveitá-la.

Olhar Digital UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente