quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Astrônomos da UFRN participam de descoberta de novo exoplaneta com sistema da Nasa

Exoplaneta foi descoberto por pesquisadores da UFRN — Foto: Divulgação

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram da descoberta de um novo exoplaneta. O planeta TOI-257b (HD 19916) é do tipo sub-Saturno quente e com período orbital de aproximadamente 18 dias.

A descoberta foi do Grupo de Estrutura, Evolução Estelar e Exoplanetas do Departamento Física Teórica e Experimental.

“Esta é uma descoberta importante para nosso grupo na UFRN, pois, em dois anos, estamos anunciando o segundo exoplaneta com nossa participação", disse o astrônomo José Dias Nascimento Júnior, que participou da descoberta. Ele estuda a evolução das estrelas e suas estruturas.

"TOI-257b é um exemplo do que os astrônomos chamam de ‘sub-Saturnos’, que são planetas maiores que Netuno e menores que Saturno. É um tipo de planeta ausente no sistema solar, apesar de possível”.

São chamados de exoplanetas os planetas que se encontram fora do sistema solar, estando, portanto, na órbita de outras estrelas.

Esse é o segundo exoplaneta descoberto com participação do grupo e com a utilização dos dados do satélite caçador de planetas da Nasa, o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite).

Em 2019, o grupo anunciou o exoplaneta do tipo “Saturno quente” TOI 197b com período orbital de 14 dias e descoberto com auxílio também do telescópio da Nasa.

G1RN