SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Buraco gigante no Chile está aumentando; entenda possíveis causas


Uma cratera enorme no deserto do Atacama, no Chile, assustou os moradores e mobilizou entidades governamentais para compreender o fenômeno. Agora, medições feitas via satélite mostram que o buraco está crescendo.

Estimativas apontam que os deslizamentos nas paredes do enorme poço são constantes e foram as responsáveis por elevar o diâmetro da cratera de 32 metros para 36,5 metros, ou seja, 4,5 metros a mais.

Um levantamento feito pela BBC News Mundo, ouviu diversos geólogos para compreender quais são as causas e as possíveis consequências desse evento. De acordo com as informações obtidas, há duas alternativas, ou algum evento natural provocou a abertura da cratera ou foi alguma atividade humana mal planejada.

Dentre as causas naturais, estão as chuvas intensas que acometeram a região no mês de julho. Segundo o geofísico chileno Cristian Farías, há várias formas de as camadas do solo erodirem por causa da água”. Quando cai muita água da chuva em solos com alto teor de gesso, a água percola e corrói toda a parte inferior por vários dias, o que tira a sustentação da parte superior e acaba gerando um colapso”.

De acordo com o diretor da ONG informativa Red Geocientífica de Chile, Cristóbal Muñoz, os indícios preliminares apontam que a mineradora promoveu uma exploração excessiva de minerais naquela área. Além disso, o diretor destaca que a empresa projetava “extrair 38 mil toneladas de minério, mas extraiu cerca de 138 mil toneladas, mais que o triplo” de cobre naquela mina.

Para Muñoz a intervenção pode ter desviado as águas subterrâneas do seu curso natural, de forma que os aquíferos ficassem vazios, o que levou à desestabilização e ao deslizamento do solo em forma circular. Segundo Farías, “a aparência redonda de tal buraco se deve à forma do colapso […], começou em um ponto e se estendeu de forma simétrica para todos os lados”.

Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente