SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Cientistas encontram meteorito expelido de asteroide; entenda


Um estudo feito com o meteorito Águas Zarcas, que caiu em Porto Rico, em 2019, desvendou uma curiosidade sobre esses objetos: por algum motivo, ainda não descoberto pelos cientistas, alguns asteroides expelem rochas como o meteorito observado. Paralelamente, em 2019, a sonda OSIRIS-Rex, da Nasa, explorou o asteroide Bennu e observou que ele tinha essa característica.

Durante a preparação do Águas Zarcas para outro estudo, com outra finalidade, os cientistas acabaram encontrando essas evidências. Segundo o autor principal da pesquisa, Xin Yang, estudante de pós-graduação em geoquímica da Universidade de Chicago, “estávamos tentando isolar minerais muito pequenos do meteorito congelando-o com nitrogênio líquido e descongelando-os com água morna, para quebrá-lo”, quando notaram a peculiaridade.

Segundo a pesquisa, o fragmento Águas Zarcas e o asteroide Bennu compartilham do mesmo material de composição: eles são ricos em carbono. Os meteoritos podem ser oriundos de pedaços de luas e planetas, mas na maioria das vezes, são partes de asteroides. Essas descobertas podem dizer muito sobre a origem desses materiais e, até mesmo, oferecer uma nova maneira de entender como as rochas na superfície de um asteroide se misturam.

O curador de meteoritos no Museu de Campo em Chicago e autor sênior do estudo Philipp Heck declarou que, diante da descoberta e da possível mudança de foco na linha de pesquisa, a maioria dos cientistas simplesmente desistiria da mudar o caminho da análise e prosseguiria com a fragmentação do meteorito, levando adiante o curso original do estudo.

Diante do desvio do objetivo principal do estudo, os pesquisadores decidiram investigar a fundo as novas evidências. Eles utilizaram a tomografia computadorizada para comparar os meteoritos, a mesma técnica que os médicos usam para observar as estruturas internas do corpo de um paciente.

Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente