SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ANGICOS: VEREADOR LEVANTA POLÊMICA ACERCA DO USO DO CAPACETE DOS MOTOQUEIROS

O vereador Agecy Anaximandro [PTB], de Angicos, levantou uma questão polêmica, mas necessária, na última segunda feira, 28, durante a sessão plenária da câmara de vereadores local.
O uso obrigatório de capacetes, por parte dos usuários de motocicletas no município foi o assunto em discussão. Os moradores, motoqueiros, mototaxistas, todos tiveram que se enquadrar na exigência das autoridades, que conta com o apoio da polícia militar.
Muito se tem discutido sobre o assunto, depois que o NORE regional veio ao município através de pedido da Promotoria da comarca e orientou que todos os motoqueiros devem andar de capacete, podendo os desobedientes, serem penalizados no rigor da lei.
O vereador diz que não é contra as autoridades ou contra a lei, mas acha que é preciso um aprofundamento da discussão sobre o uso obrigatório de capacetes no trânsito, em cidades do porte de Angicos. Ele explicou, no programa jornalístico CABUGI NOTÍCIAS da FM Cabugi Central, nessa terça feira, 29, que o problema é que não existe nenhum aparato instalado, que faça valer realmente as leis de trânsito, em cidades pequenas, e listou a falta de: semáforos ou sinais de trânsito, lombadas, reguladores de velocidade e outros artefatos que venham a regular as atividades cotidianas dos veículos.
“Não adianta vir ao município cobrar o uso do capacete, se não instalar também os equipamentos necessários para o bom funcionamento do trânsito, assim como também não adianta colocar as regras a população e depois simplesmente ir embora, é preciso que haja a presença de guardas de trânsito e outros elementos semelhantes, por parte do órgão estadual”.
A discussão tomou as ruas do município e sem dúvidas, já é bastante conflituosa. Tem gente que apoia a iniciativa do vereador e outros que acham necessário o uso.
Um policial que não quis se identificar, disse que outro ponto que deve ser discutido é que muitas vezes, o capacete serve como máscara para proteger meliantes, bandidos e até assassinos que chegam em motos com o rosto escondido por detrás do capacete, e cometem seus delitos ou crimes.

5 comentários:

  1. Caro amigo, as leis foram feitas para serem cumpridas. Como no código de trânsito exige o uso de capacete, então leis municipal não pode derruba ou sobrepor uma lei federal( hierarquia da lei). Agora Ageci, foi pertinente quando fala das dificuldades encontradas no trânsito da nossa cidade(falta de estrutura). Infelizmente estam discutindo o que não tem questionamento(1º situação) e deveria ter mais discursões de como melhora o trânsito da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. alem de tah certo cobrar o capacete tah na hora de começar a cobrar habilitação. qualque 1 sai por aih dirigindo, pilotando motos pondo em risco a vida do povo. eh pra arroxar q lei eh pra ser cumprida.

    ResponderExcluir
  3. caro colega para si cumpri leis em um municipio e presic o que esse municio seja municipalizado e para um municipio ser municipalizado se não min engano e nescessario ter mas de 18 mil habitantes no municipio,então o vereador agesy tem toda razão no seu comentario.eu sou contra o uso de capacete o comentario que o pm fez ea mas pura vardade

    ResponderExcluir
  4. vc que postou este comentario no dia 30 de novembro as 17;34
    vc que diz que tem que cobra a habilitação mai não sabe vc que aqueles que ja tem a hbilitação é quem cometem mais iflação no trsito de aqueles que naõ tem sua carteira de motorista e a maioria dirigem e pilota moto melhor de que aqueles que tem habilitação

    ResponderExcluir
  5. Pesquizando sobre essa história de municipalizado. Tanto no dicionário como alguns conhecedores do assunto, eles responderam quer, seguindo a linha de raciocínio do amigo acima, quando o trânsito é municipalizado, ele é de responsabilidade do município, ou seja, o município é que tem de fazer a fiscalização. Já a CNT(Código Nacional de Trânsito) é aplicado em todo o território brasileiro(sem distinção de tamanho), então mais uma vez digo que essa discussão não tem fundamento.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente