Uma pesquisa encomendada pelo
Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró ao Instituto de Pesquisas e
Desenvolvimento Econômico do Comércio da Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do RN, traçou o perfil do Setor Gastronômico da capital do
Oeste. Entre 20 e 25 de junho foram visitados 200 estabelecimentos para
aplicação de um questionário com 26 perguntas, relacionadas à estrutura física
e de pessoal; capacidade de absorção da demanda; funcionamento; tipo de comida
servida; entre outros itens.
Os dados foram apresentados na
noite desta quinta-feira, 21.07, pelo diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime
Mariz, e servirão de subsídio para que o Sindicato possa propor estratégias de
aperfeiçoamento dos serviços oferecidos na cidade aos seus associados. A
reunião, que aconteceu na CDL de Mossoró, contou com a presença de membros da
diretoria do Sindicato do Comércio Varejista, do secretário municipal de
Desenvolvimento Econômico, Renato Fernandes, e de empresários do setor
gastronômico da cidade.
“Existe um passeio pelo
litoral leste do Ceará, que já está bem consolidado, chamado Rota das Falésias,
e que passa pelas cidades Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe,
Aracati, Fortim e Icapuí, algumas delas bem próximas de Mossoró. Diante disso,
precisamos estar preparados para receber melhor não só as pessoas daqui, como
também os turistas que visitam a cidade provenientes deste passeio”, afirmou o
presidente do Sindivarejo Mossoró, Michelson Frota.
A pesquisa revelou que mais da
metade dos empreendimentos (54%) iniciaram suas atividades há menos de 5 anos;
e possuem apenas uma unidade (78%). Com um faturamento médio mensal de pouco
mais de R$ 66 mil, e com uma média de 9 funcionários, cada estabelecimento tem
capacidade para receber em média 100 pessoas, e tem um fluxo médio semanal de
670 clientes.
Entre os restaurantes
pesquisados, 43% deles funcionam todos os dias da semana, sendo que o final de
semana é o período de maior movimento para 70% dos restaurantes pesquisados. Um
percentual de 44,5% dos estabelecimentos é temático; serve comida brasileira (38,5%),
regional (38%), sanduíches (32,5%) e massas/pizzas (28%); com sistema à la
carte (39%), de lanchonete (38%), buffet/self-service (25%) e
caldos/espetinhos/porções (24%). Os cardápios são atualizados a cada seis
meses, pelos proprietários (59%).
Como atrair mais clientes
(39%), a carga tributária (32,5%) e a falta de mão de obra especializada (26%)
foram as principais dificuldades operacionais apresentadas pelos empresários do
setor de gastronomia de Mossoró. Diante disso, prezam pela qualidade da alimentação
(52%), o bom atendimento (43,5%) e as promoções (18,5%) como diferenciais para
suprir as deficiências.
A pesquisa completa pode ser
acessada no link: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas/
Fecomércio RN
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