No ranking dos estados que
oferecem a melhor malha de infraestrutura do país, São Paulo lidera (com folga)
a primeira posição segundo o estudo da consultoria Macroplan “Desafios dos
Estados”.
Com 93,5% de suas rodovias
pavimentadas e o melhor desempenho no setor de energia e banda larga, o estado
ficou com nota 0,958 em uma escala que vai de 0 a 1 em que quanto mais perto de
1, melhor a infraestrutura em um dado local. O Rio de Janeiro, que está em
segundo lugar, ficou com nota de 0,848 – mais de 100 pontos a menos que os
paulistas.
Os números da Macroplan
revelam um salto no setor na última década. Em 2004, a situação era crítica em
18 estados, que marcavam uma taxa menor ou igual a 0,548, considerada crítica
pelo estudo. Em 2014, apenas cinco estavam nessa situação.
O caso do Rio Grande do Norte
é emblemático. A nota do estado avançou cerca de 40% na última década e o tirou
da zona de desempenho crítico para o pelotão dos 10 estados com os melhores
indicadores de infraestrutura do país.
O estado é o único da região
nordeste a figurar entre os com as melhores notas nessa área.
“Isso se deve a dois fatores.
O Rio Grande do Norte privatizou sua empresa de energia elétrica e tem uma
tradição de conservar suas rodovias”, afirma Cláudio Porto, presidente da
Macroplan. “Quanto menor for a presença estatal, maior a chance de que a
infraestrutura tenha melhores indicadores de capacidade e qualidade”.
Por outro lado, dois estados
perderam 9 e 7 posições no ranking, Goiás e Acre, respectivamente por perdas
nos indicadores de energia elétrica e telecomunicações.
Os avanços estaduais nos
últimos 10 anos, contudo, não foram suficientes para tirar o Brasil do quadro
de atraso no setor. Segundo cálculo da consultoria InterB para o anuário EXAME
de infraestrutura, o país precisaria investir 340 bilhões de reais por 20 anos
seguidos para chegar a um patamar infraestrutura semelhante ao de países como
Portugal.
Para chegar ao ranking, a
Macroplan levou em conta o desempenho dos estados em seis variáveis: proporção
de rodovias pavimentadas, qualidade das rodovias, acesso à internet, domicílios
com pelo menos um telefone fixo/celular, número de interrupções de fornecimento
de energia elétrica por ano e horas por ano que os usuários passam sem acesso à
energia elétrica.
Estradas
Em 2015, o Brasil tinha 61% de
suas rodovias pavimentadas. São Paulo, por sua vez, apresentava 93,5% de suas
estradas com asfalto, enquanto o Mato Grosso, apenas 29%.
Entre 2005 e 2015, o Acre foi
o estado onde a proporção de vias pavimentadas mais aumentou – passou de 42,4% para 72,5%. Apesar do
crescimento, apenas 8,3% das rodovias do Acre foram avaliadas como boas.
Comunicações
O Distrito Federal é a unidade
da federação com mais pessoas com acesso à internet (76% acessaram a web nos
últimos três meses) e posse de telefone fixo ou celular (98,9% dos domicílios
têm pelo menos um aparelho do tipo). No extremo oposto, está o Maranhão, onde
apenas 31.8% dos moradores afirmam que utilizaram a internet nos últimos três meses
e 77,7% dos domicílios possuem celular ou telefone fixo.
Energia elétrica
São Paulo é o estado que teve
apenas 4 interrupções do fornecimento de energia elétrica em 2014 que deixaram
os consumidores 8 horas sem luz. No Amapá, por sua vez, foram 58 interrupções e
o número de interrupções foi de 58 e 70 horas anuais sem energia.
Exame, Abril
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