SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

RN tem a maior proporção de municípios em calamidade pela seca

Em 2016, o Rio Grande do Norte completou cinco anos de estiagem severa. Com a falta de água, os potiguares têm sofrido com acontecimentos como as percas nas lavouras e mortes de animais, fatores que interferem diretamente na economia de um Estado com quantidade significativa de agropecuaristas. Sem condições de tentar superar a crise hídrica sozinhos, os municípios do RN decretaram – aos montes – estado de calamidade.

O RN é o Estado brasileiro com a maior proporção de municípios em estado de calamidade. São 153 dos 167 ‘distritos’ que correm atrás de verbas extras para vencer a seca e, assim, amenizar o sofrimento de seus munícipes. 

Além de ser o Estado com a maior proporção de municípios em calamidade, o RN também é o segundo em quantidade. Fica atrás apenas da vizinha Paraíba que tem 197 cidades nessa situação.

Os decretos de anormalidade têm validade de 90 ou 180 dias e vencem entre janeiro e abril de 2017. Com eles, prefeitos reduzem burocracia e têm direito a verbas federais exclusivas para ações de resposta ao desastre.

No combate à crise hídrica, o governador Robinson Faria deu início ontem (29) as atividades na Adutora do Alto Oeste. Ao todo, 26 municípios da região são contemplados, beneficiando com água de qualidade mais de 208 mil pessoas. O valor total do sistema de abastecimento é de R$ 168,9 milhões, sendo que o valor investido pela atual gestão na obra já atingiu a marca de R$ 11,9 milhões.

“Governamos em meio a uma crise econômica, mas estamos conseguindo terminar essa obra tão significativa. O Rio Grande do Norte está de pé diante dessa crise sem precedentes, enquanto outros estados até mais desenvolvidos estão em situação menos favorecida. Estou executando uma obra que não prometi, mas que não tinha como deixar de lado, levando em consideração os cinco anos de seca que castigam a nossa população”, disse o governador.

Brasil
Quase 20% dos prefeitos do país que vão assumir o cargo neste dia 1º de janeiro governarão municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Levantamento feito pelo portal UOL aponta que 999 cidades têm decretos reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com validade até 2017. O país possui 5.570 municípios.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente