SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 18 de dezembro de 2016

RN teve mais de 7.300 roubos e furtos de veículos em dois anos

Número de vítimas que teve o veículo levado de forma criminosa é crescente e recorrente em todo o estado e registros dos casos são comuns junto aos órgãos de segurança pública e também em redes sociais pessoais.

Provavelmente, você deve conhecer alguém ou, ao menos, ter ouvido falar de uma pessoa que teve o veículo levado de forma criminosa. Isso porque carros e motocicletas estão na mira dos bandidos em todo o país. No Rio Grande do Norte, a situação não é diferente. A onda de assaltos contra veículos continua intensa. 

Ter o veículo levado de forma criminosa é uma situação amedrontadora e revoltante. Milhares de pessoas ao redor do mundo vivenciam momentos desse tipo diariamente. No estado potiguar, o cenário também é similar. Roubos e furtos de carros e motos são frequentes e a recorrência desse tipo de delito deixa a população assustada.

Com o número de vítimas que teve o veículo levado de forma criminosa sendo crescente e recorrente, registros dos casos na segunda maior cidade do estado são comuns junto aos órgãos de segurança pública e também em redes sociais pessoais. É o caso do universitário Daniel Levi. Ele figura dentro da parcela da sociedade que notificou o caso na Polícia Civil. O estudante teve a motocicleta furtada da calçada da casa de um amigo no bairro Paredões (zona norte de Mossoró).

Na queixa prestada na delegacia, o jovem de 22 anos de idade contou que tinha estacionado o veículo na frente da residência por volta das 16 horas e entrou no imóvel e, quando saiu do local cerca de cinco horas depois, a moto não estava mais no lugar. Após o susto inicial, o estudante ligou para a Polícia Militar, que o orientou a procurar uma delegacia, na qual ele registrou o crime caracterizado como furto, por não ter envolvido contato com a vítima nem ter havido uso de violência.

Para o alívio de Daniel, dois dias depois o veículo dele foi encontrado abandonado em uma rua do bairro Aeroporto, com algumas avarias.

Relatos de vítimas de assaltos a veículos são comuns em redes sociais
Nem todos os casos de assaltos a veículos têm o desfecho positivo do ocorrido com o universitário citado na parte inicial desta matéria. Na primeira semana do ano, o carro do comerciante João de Deus foi roubado quando ele tinha acabado de parar o veículo em um estacionamento público no Centro da cidade por volta das 14 horas.

Ele contou à polícia que foi abordado por dois homens que estavam em uma moto, sendo um com uma arma de fogo em punho e anunciando o assalto. O carona desceu e, com a chave ainda na ignição, a dupla fugiu do local, levando o veículo do comerciante. Até o fechamento desta matéria, o carro ainda não tinha sido recuperado. Situação semelhante foi vivenciada recentemente pela funcionária pública Andreia Freitas.

A técnica administrativa de 32 anos de idade foi surpreendida por um homem a pé quando ela ia saindo de moto da casa dela no bairro Santa Delmira (zona oeste) para o trabalho, por volta das 7 horas. O bandido não identificado anunciou o roubo e levou o veículo. O caso da funcionária pública foi relatado pela própria vítima em uma rede social.

Assim como Andreia Freitas, o vendedor Caio Lima, de 19 anos de idade, também utilizou a internet para contar que nesta semana deixou a moto estacionada no Centro da cidade e, quando voltou ao local no final do expediente, o veículo tinha sido furtado. “Tomei um susto quando não vi a moto lá. Confesso que chorei ao chegar em casa. Não é fácil perder algo que comprei com tanto esforço”, escreveu.

RN teve mais de 7.300 roubos e furtos de veículos em dois anos
O Rio Grande do Norte teve mais de 7.300 roubos e furtos de veículos dentro de um período de dois anos. O dado é do 10.º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no início do mês passado. Os números confirmam que o cenário, realmente, é preocupante.

Segundo estatísticas do anuário, no ano de 2014, foram registrados 3.571 roubos e furtos de veículos, contra 3.815 casos notificados em 2015. No total, 7.386 veículos foram levados em ações criminosas durante esses dois anos. Somente ações criminosas contra veículos classificadas como roubos, o levantamento dá conta de 2.677 ocorrências em 2014, contra 2.892 em 2015.

E, quanto a casos configurados como furtos de veículos, foram 894 em 2014 e 923 em 2015. Já na segunda maior cidade do estado, entre 2011 e 2013, o roubo de veículos aumentou 60%. Pelo menos é o que aponta um dos últimos levantamentos locais sobre o número de roubos de veículos em Mossoró.

O balanço com base em dados da Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR) da cidade deu conta de que em 2011 foram registrados 708 boletins de ocorrência da natureza de roubo de veículo. No ano seguinte, o balanço da especializada mostrou que houve um aumento de 254 casos registrados; totalizando 954 BOs acerca dessa modalidade criminosa.

Já ainda faltando mais de 30 dias para terminar 2012, os dados da delegacia apontaram um aumento de pelo menos 192 registros com relação aos 12 meses de 2011. Com isso, o levantamento parcial do setor de vistoria da Defur apontou que em 11 meses de 2013, 1.146 veículos foram alvos de roubo na cidade.

Na época, a Polícia Civil informou que acreditava que esse número fosse ainda maior, tendo em vista que em 2013 a categoria passou cerca de 60 dias em greve, que resultou em uma considerável diminuição do registro de BOs.

A dimensão dada pelas estatísticas da Defur de Mossoró três anos atrás é de que, dentro de um período de cinco anos, a quantidade de ocorrências saltou de 20 para 100 casos durante o decorrer de um mês, o que significava um crescimento de 400% no número de roubo de veículos registrados.

Polícia aponta que veículos roubados geralmente são usados para outros crimes


Um crime para praticar outro. Essa é a suspeita das autoridades de segurança para com a onda de assaltos a veículos. A polícia acredita que os carros e motos levados em ações criminosas são utilizados para a prática de outros delitos.

O uso dos veículos levados para a prática de outros crimes, como assaltos, homicídios ou até mesmo para fugas, é apontado como uma das principais motivações do roubo e/ou furto de carros e motos.

Autoridades de segurança informam que, apesar de existirem quadrilhas especializadas em roubo de veículos, principalmente para clonagem e revenda dos carros e motos roubadas, esse tipo de atividade representa a minoria do montante de ocorrências.

Somente na Região Metropolitana de Natal, mais de mil veículos foram levados por bandidos em três meses de 2015. Durante o decorrer dos meses de março, abril e maio do ano passado, mais de mil veículos foram levados de forma criminosa. O dado divulgado na época atribuiu a informação à Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos e Cargas.

O levantamento, na ocasião, deu conta de um total de 590 carros e 530 motocicletas roubados ou furtados dentro desse período. Os números representam uma média de aproximadamente 12 veículos por dia nesses três meses do primeiro semestre do ano passado. Desse total de 1.120 veículos roubados ou furtados, 613 foram recuperados. O balanço da época detalhou ainda as cidades com maior incidência de furto e roubos de veículos nesse período. Natal liderou com 572 casos e Parnamirim apareceu em seguida, com 235.

O ranking ainda teve a cidade de Macaíba, com 46 ocorrências; São Gonçalo do Amarante, com 32; Extremoz, com 18 crimes; São José de Mipibu, com 16; e Ceará-Mirim, com 12 roubos e/ou furtos de carros e motos. O levantamento esmiuçou o quadro na capital potiguar, onde alguns bairros se destacaram pela frequência de ocorrências.

Em três meses, por exemplo, o bairro de Lagoa Nova teve 61 veículos roubados ou furtados. O bairro de Cidade Satélite registrou 40 casos, enquanto Candelária, por sua vez, teve 32 ocorrências notificadas.

Roubos e furtos de veículos crescem paralelo ao aumento da frota

Os casos de roubos e furtos de veículos crescem paralelo ao aumento da frota. A relação é apontada com base nos recorrentes crimes registrados e com o crescimento do número de carros e motos em circulação no estado.

O aumento da quantidade de carros, motos e outros tipos de automóveis no território potiguar acende um alerta com relação também aos assaltos contra veículos. Um dos motivos apontados pelas autoridades de segurança pública para o aumento do número de roubos de veículos é o crescimento da frota veicular.

Até o final da tarde da última sexta-feira (16), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN) registrava uma frota veicular de mais de 1 milhão e 177 mil. Para se ter uma ideia desse crescimento, um levantamento divulgado no final de 2013 pelo setor de Estatísticas do Detran deu conta de que a frota de veículos no RN tinha crescido quatro vezes mais que a população potiguar.

Os dados do órgão, que trouxeram uma análise comparativa referente ao crescimento da frota de veículos e ao aumento populacional no RN, apontaram que do ano de 2010 até outubro de 2013, a população norte-rio-grandense cresceu 6,5%, enquanto a quantidade de veículos automotores foi ampliada em 29,99%. A situação no interior do RN (exceto Mossoró) foi ainda mais acentuada, já que a população nessa localidade foi alçada em 6,59% e o número de veículos chegou a progredir em 36,29%.

Os números apresentados também informam sobre a cidade de Mossoró, que teve sua quantidade de habitantes elevada em 7,89% e sua frota de carros subiu em 27,85%. Já Natal contou um aumento populacional de 6,24% e o avanço do volume de automóveis chegou a 19,8%. O diagnóstico estatístico buscou ainda quantificar nas áreas do RN, interior do estado, Natal e Mossoró o número de pessoas em relação à quantidade de veículos.

Ainda conforme os dados do Detran, em 2010 o RN notificava 4,33 pessoas por automóvel, passando em 2013 para 3,55 habitantes por carro. No interior estadual (exceto Mossoró), o número saiu de 5,23 cidadãos por veículo para 4,09. Em Mossoró, a relação população por frota de carros caiu de 2,84 para 2,40 e Natal partiu de 2,88 para 2,55 indivíduos por veículo automotor.

CENTRAL DE IDENTIFICAÇÃO
Nesta semana, o diretor geral do Detran/RN, Marco Medeiros, e o chefe de Gabinete do Departamento, Antonio Henrique Câmara, estiveram reunidos com o diretor geral do Itep, Marcos José Guimarães, e o chefe de Gabinete do Instituto, Thiago Tadeu, em uma visita para tratar sobre parceria entre as instituições.

A direção geral das duas entidades discutiu sobre a proposta de criação de uma Central de Identificação de Veículos, na qual Detran e Itep possam atuar em conjunto na inspeção e vistoria de veículos.

Fábio Vale - Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente