SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Sinal analógico de TV será desligado hoje em Natal


A partir das 23h59 desta quarta-feira (30), o sinal analógico de TV será desligado em várias  cidades do Norte e Nordeste do país, com um total de 3,4 milhões de domicílios. A decisão foi aprovada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). Além disso, também foi liberado o uso da faixa de frequência de 700 MHz para transmissão do serviço móvel em quatro regiões São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), São Roque de Minas (MG), e Porto Alegre (RS).

Foram incluídos na lista 40 municípios onde há viabilidade técnica para implantação das redes de comunicações móveis (4G/LTE), na faixa de 700 MHz. No país, estão aptos para utilizar o 4G nesta faixa de frequência 3.784 municípios, cerca de 70% do total. Entre as 40 cidades estão as capitais: Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Além dessas, entre outras, de Jundiaí, Mogi das Cruzes e São José dos Campos. As novas cidades estão aptas a iniciar a campanha de mitigação preventiva, na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz. 

TV digital

Com o desligamento do sinal analógico, que acontece amanhã serão beneficiados 3,4 milhões de domicílios dos estados de: Sergipe, Pará, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Norte e Piauí. João Pessoa (PB) foi a capital que atingiu o maior percentual de domicílios com TV digital até o momento, 95%, o mesmo percentual de São Luís (MA).

Na pesquisa sobre o índice de digitalização todos os municípios ultrapassaram o percentual mínimo exigido pela regulamentação para o desligamento do sinal analógico, com mais de 90%  dos lares aptos a receberem a programação digital. A pesquisa foi realizada pelo Ibope/Inteligência entre os dias 14 e 25 deste mês.

A pesquisa mostrou que em Aracaju (SE), 93% dos domicílios já contam com o sinal digital; em Belém (PA), 91%; em João Pessoa (PB), 95%; em Maceió (AL), 92%; em Manaus (AM), 91%; em Natal (RN), 92% e em Teresina (PI), 92%.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel e multiprogramação.

Veja o cronograma de desligamento que contém os municípios onde o sinal será desligado.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente