SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Imagem impressionante de galáxia com redemoinho de ouro é registrada

 
Envolta de nuvens brilhantes e douradas de gás, o (VLT) do European Southern Observatory (ESO), no Chile, capturou uma imagem impressionante da galáxia starburst NGC 4303 (ou Messier 61), localizada a 50 milhões de anos luz da Terra, na constelação de Virgem.

Em um comunicado emitido pela ESO, os cientistas afirmam que estudar essa galáxia ajuda na compreensão de como as estrelas em todo o Universo se formam, afinal, o nome starburst (explosão estelar) não é por acaso, já que ela é palco de uma quantidade incomum de nascimento de estrelas.

Essas observações fazem parte de um projeto chamado Física em Alta Resolução Angular em Galáxias Próximas (PHANGS), que visa descobrir galáxias próximas em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.

Segundo os funcionários do observatório localizado no Chile, “as estrelas se formam quando nuvens de gás frio entram em colapso”, e o evento é resultado da “radiação energética das estrelas recém-nascidas aquecerá e ionizará o gás remanescente ao redor.”

Para conseguir formar essa imagem, o Multi-Unit Spectroscopic Explorer (MUSE) no VLT capturou a galáxia em diferentes comprimentos de onda de luz e combinou o resultado dessas observações que resultaram nesse redemoinho dourado brilhante, manchado com nuvens de gás oxigênio ionizado, em azul, hidrogênio, em verde e enxofre, em vermelho. Um verdadeiro festival de cores.

Fonte: Olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente