SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Rússia está aquecendo mais rápido que o resto do mundo

Sabe-se que as temperaturas globais vêm aumentando devido às mudanças climáticas, com a taxa de aquecimento crescendo cada vez mais com o passar do tempo. Desde 1981, o índice tem sido mais do que o dobro do período pré-industrial, que marcava um aumento de 0.08ºC a cada década. Cientistas climáticos apontam que a Rússia, particularmente, está experimentando isso a uma taxa mais rápida do que o planeta em geral.

Igor Shumakov, chefe do Serviço Federal Russo de Hidrometeorologia e Monitoramento Ambiental (ROSHYDROMET), disse ao jornal Novye Izvestia, na segunda-feira (10), que os últimos sete anos foram os mais quentes para o país. 

“A probabilidade de que pelo menos um ano nos próximos cinco seja mais quente do que o ano mais quente, 2016, excede 90%”, disse Shumakov. “O território da Rússia está se aquecendo mais rápido que o planeta como um todo. As temperaturas na região polar estão subindo, o gelo do mar está encolhendo, o permafrost está se degradando e as mudanças climáticas estão prestes a piorar”.

Vladimir Kattsov, especialista em clima do Observatório Geofísico Principal de Voeikov, na Rússia, revelou ao site Newsweek que o país está aquecendo 2,5 vezes mais rápido que o resto do mundo. “O solo está aquecendo mais rápido que o oceano devido a diferenças na capacidade de calor”, explicou.

“O Oceano Ártico, que abrange uma proporção significativa do território russo, está aquecendo de maneira especialmente rápida devido à chamada ‘amplificação polar’ do aquecimento global”, acrescentou Kattsov.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente