SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Governadora Fátima Bezerra e o ministro Camilo Santana celebram os 20 anos da UFERSA


A governadora Fátima Bezerra e o ministro da Educação Camilo Santana participaram da Assembleia Universitária em comemoração pelos 20 anos de transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A solenidade realizada na noite desta sexta-feira (29), foi presidida pelo reitor Rodrigo Nogueira de Codes e marcou a entrega das honrarias outorgadas pelo Conselho Universitário.

 

“É preciso falar de Educação para celebrar duas décadas de transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Eu me emociono porque participei dessa luta lá desde o início. Significa hoje a gente celebrar essas duas décadas, renovando cada vez mais a esperança e a confiança pelo quanto essa universidade já promoveu a inclusão social, de cidadania, pelo quanto ela já cresceu, ela já se interiorizou e vai crescer cada vez mais.” Celebrou a governadora.

 

Antes, acompanhando o ministro da Educação, Camilo Santana e o Reitor Rodrigo Codes, a governadora e outras autoridades realizaram uma visita ao campus central da universidade, que atualmente conta com quatro campi distribuídos entre as cidades de Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros, e possuí 47 cursos de graduação de oito áreas do conhecimento.

“Hoje recebi a demanda de um campo multiuso para a região de Pau dos Ferros, Caraúbas, e Angicos. Também vou tratar isso com muito carinho no Ministério. Temos feito uma série de investimentos aqui mesmo, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Estamos investindo em quase 25 milhões de investimentos do PAC aqui. Vamos agora autorizar um novo concurso público também para a criação de vagas de professores e servidores das universidades do povo do Brasil. Então, vamos trabalhar.” Destacou o ministro Camilo Santana.

 

“A nossa universidade tem um papel, tem a missão de difundir conhecimentos na educação superior para o desenvolvimento do semiárido. Então temos sido um motor do desenvolvimento regional aqui e com a capilarização e a interiorização do ensino superior, temos transformado as vidas de muitos jovens e principalmente de suas famílias. É um dia de celebração e para nós e uma grande honra receber em Mossoró e na UFERSA o ministro de Estado de Educação, Camilo Santana, juntamente com a governadora do Estado, professora Fátima Bezerra.” Exaltou o reitor da UFERSA, Rodrigo Codes.

 

Durante a cerimônia oficial da Assembleia Universitária, foram concedidos o título de Dra. Honoris Causa à ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva, que por motivo de força maior, não esteve presente; Título de Professor Emérito a José Espínola Sobrinho, que ingressou no quadro permanente de professores da ESAM em 1978, e permaneceu até 2024; diploma de Mérito Administrativo ao professor Josivan Barbosa Menezes Feitosa e aos servidores técnicos-administrativos Antônio Aldemir Fernandes Lemos (aposentado) e Marcus Vinícius Rocha Herculano e Medalha Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia a Isaura Amélia Rosado de Souza.

 

Criada em 1967 como Escola Superior de Agricultura de Mossoró, após vários anos de luta política, em 29 de julho de 2005, o presidente Lula sancionou a Lei º 11.155/2005, transformando-a em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

 

Acompanharam a programação o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Isolda Dantas, a deputada estadual Divaneide Basílio, O reitor da Universidade Federal do Ceará Custódio Almeida, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e presidente da Associação Brasileira de Reitoreas e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Cicília Maia, o vice-reitor da UFERSA Nildo Dias, os vereadores de Mossoró Marleide Cunha, Thiago Marques e Genilson Maia, presidente da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente