SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CÓDIGO CANÔNICO - IGREJA PROÍBE PARTICIPAÇÃO DE PADRES NA POLÍTICA

Após vários pedidos de padres do Rio Grande do Norte para disputar as eleições 2012 concorrendo aos cargos eletivos, o arcebispo Metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, divulgou nota, ontem, proibindo as candidaturas de sacerdotes da Igreja Católica. O arcebispo enfatizou que é proibido até mesmo o ato de filiação partidária dos padres.

"É de pleno conhecimento dos padres da Arquidiocese de Natal as reiteradas exortações publicadas pelos Bispos que nos precederam no governo da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, nas quais deixam claro a posição dessa mesma Igreja vedando a participação ativa de qualquer padre em partidos políticos ou como candidatos no processo eleitoral", destacou o arcebispo.

O arcebispo argumentou que, no momento em que resolvem se dedicar ao sacerdócio, os padres, por livre e espontânea vontade, aceitam o que prevê o Direito Canônico, que veda a participação deles na política partidária. Ele ressaltou que é a favor das discussões em torno de temas relevantes para a sociedade- com saúde, segurança e educação - pelos sacerdotes.

"Todos temos o dever, como pastores, de animar a todos os cristãos a participar na vida política, enquanto que a Igreja continuará, na sua missão profética, a denunciar os abusos e todas as formas de chantagem no processo eleitoral. Podemos, sim, ser a voz crítica, objetiva e realista dos que não têm voz, sem comprometer a nossa imparcialidade e autoridade de pastores. Em nenhum caso, devemos assumir uma posição em favor de algum candidato ou partido político", orientou.

Apesar da orientação do arcebispo, um sacerdote deverá entrar na carreira política e disputar as eleições majoritárias no município de Extremoz, região metropolitana de Natal. O padre Edilson do Nascimento Lima, atual vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim, será lançado como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Klaus Rêgo (PMDB), candidato à reeleição. "Estou consciente das consequências de ficar afastado do ministério da ordem durante o períododa atividade política", disse padre Edilson.

O interior do estado, no município de Jardim do Seridó, o padre Jocimar Dantas (PMDB) é o atual prefeito, mas não faz uso da ordem e não está autorizado a assumir trabalhos em uma paróquia. Em Natal, outro padre chegou a ser cotado para compor chapa política para as eleições deste ano. O padre Antônio Nunes, pároco no bairro de Neópolis, filiado ao Partido da República (PR) chegou a ser cotado como possível vice-prefeito do pré-candidato Hermano Morais, mas, após orientação do arcebispo, preferiu não contrariar a Igreja.

Um comentário:

  1. pensei que a igreja fosse usar o que a Bíblia diz a respeito do envolvimento na política para proibir a participação de seus funcionários, digo, seus sacerdotes na política,mas se a igreja usasse a Bíblia quem era doido de ficar lá? é melhor ocultar,evitar mais decadência,escândalos,hipocrisia...aliás tem alguém ainda que obedece a igreja?

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente