SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 27 de agosto de 2013

GOVERNO ROSALBA PODE PERDER ATÉ DEZ DEPUTADOS E A OPOSIÇÃO PODERÁ SOMAR 20 PARLAMENTARES

Deu no Jornal de Hoje
Nove meses depois, muita coisa mudou. Daquele discurso de prosperidade da gestão da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, no início do ano, pouco se concretizou. E a crise administrativa que se agravou neste terceiro ano de mandato teve reflexos diretos na situação política da governadora. Partidos aliados anunciaram rompimento e lideranças se afastaram, deixando a gestora quase isolada politicamente.

E um exemplo disse está na Assembleia Legislativa do RN. Dos 24 parlamentares, 14 faziam parte da bancada da gestora estadual ou eram de partidos que pertenciam à base aliada do Governo do Estado. Até o final do ano, as perspectivas não são nadas positivas. Rosalba pode perder a aliança de, pelo menos, nove deputados estaduais, incluindo, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.

Com relação aqueles que começaram o ano aliados e já romperam, está o deputado Gilson Moura. O partido dele, o PV, anunciou no início do ano que estava saindo da base aliada. O líder do partido, o senador Paulo Davim, passou a fazer uma forte oposição estadual ao DEM.

Em outra sigla, o PR tem outros três deputados estaduais. Ou melhor: dois, Vivaldo Costa e George Soares. Kelps Lima, que seria o terceiro, ganhou recentemente a desfiliação e deve ir para o Partido Progressista (PP), que diante de declarações do presidente do partido, Rafael Motta, deve apoiar uma candidatura de oposição em 2014.

O mesmo caminho, por sinal, deve ser seguido pelo deputado Vivaldo Costa, além de Ricardo Motta e Raimundo Fernandes, que pediram desfiliação do PMN e devem ir, justamente, para o PP. Com essa soma, já são cinco os deputados estaduais que devem deixar a governadora Rosalba Ciarlini sozinha numa tentativa de disputar a reeleição.

Contudo, além das mudanças partidárias, há também a situação das mudanças de correntes dentro do partido. Afinal, dois grandes aliados, o PMDB e o PR podem anunciar o rompimento com o Governo nos próximos dias. A situação mais clara é a dos peemedebistas. Na última sexta-feira, o presidente da Câmara Federal e do PMDB no RN, Henrique Alves, anunciou que a saída do secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, antecipará o rompimento.

Os peemedebistas, segundo Henrique, devem ter candidatura própria em 2014, ou seja, é mais uma sigla que não apoiaria Rosalba numa eventual tentativa de reeleição. Dessa forma, de uma só vez, o Executivo perderia quatro parlamentares aliados: Walter Alves, Nélter Queiroz, Hermano Morais e Gustavo Fernandes. A situação do PR está menos definida. O partido, presidido pelo deputado federal João Maia, caso as desfiliações se confirmem, deve ficar apenas com George Soares.


Dessa forma, é provável Rosalba Ciarlini enfrente no último ano de Governo uma oposição que beirará a ingovernabilidade. Afinal, serão 20 parlamentares na oposição, dos 24 que têm cadeira na Assembleia, uma vez que esses 10 que deverão mudar de lado, vão se somar aos outros 10 que já são oposição desde o início do ano – Agnelo Alves, Ezequiel Ferreira, Fabio Dantas, Fernando Mineiro, Gesane Marinho, Gustavo Carvalho, José Dias, Larissa Rosado, Marcia Maia e Tomba Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente