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quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RN: APESAR DO PONTO ELETRÔNICO FALTAS NA ÁREA DE SAÚDE AINDA SÃO ALTAS

Na Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte, o número de faltas preocupa. Como forma de garantir a assiduidade e pontualidade dos servidores lotados no órgão desde o mês de junho todas as 36 unidades da Secretaria estão equipadas pelo Sistema de Registro Eletrônico de Freqüência (SIREF), aplicado a todas as categorias profissionais do quadro efetivo e complementares da Secretaria. Desde a implantação do ponto eletrônico é possível identificar um crescimento vertiginoso no número de faltas.

Durante o ano de 2012, a Secretaria de Saúde computou 5,4 mil faltas. Este ano, até o mês de agosto, com dados ainda a ser atualizados, a Sesap já registrou 5,5 mil faltas com uma projeção de chegar até o fim do ano com aproximadamente oito mil faltas. Em 2012, a média de faltas por mês foi de 367. Este ano, essa média saltou para 684 faltas mensais, o que representa um acréscimo de 86,37%. Em junho, mês de implantação do ponto eletrônico, a Secretaria registrou 706 faltas. Em julho (652) e agosto (545), os números dos meses seguintes ainda não estão atualizados.


O mês de julho registrou 94 servidores faltosos, em um total de 419 faltas computadas. No mês de agosto, foram 129 servidores que totalizaram 565 faltas. No mês de setembro, o número de servidores faltosos saltou para 200 – período que os servidores estavam em greve -, totalizando 752 faltas.

A portaria n° 218/2013 -GS/Sesap, datada de seis de junho, explica que o Sistema de Ponto Eletrônico para controle de freqüência dos servidores segue um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece que o Estado do RN deveria implantar Sistema de Controle de Ponto Eletrônico Digital nos hospitais estaduais de Natal, Parnamirim e Mossoró. Devido o tempo de adaptação, o ponto eletrônico passou a funcionar plenamente a partir do dia 1º de agosto.

Em dezembro do ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde já havia publicado a portaria n°392-GS-Sesap que determinava o cumprimento integral e imediato na carga horária de todos os servidores vinculados à Secretaria. No entanto, à época não havia uma fiscalização rigorosa quanto ao cumprimento da portaria, pois o ponto ainda era em papel.


A implantação do Ponto Eletrônico também surgiu da necessidade de concretizar a otimização e padronização para o devido cumprimento das jornadas de trabalho dos servidores em função dos atuais horários de expedientes administrativos ou em regime de plantão e sobreaviso, nas diversas unidades hospitalares e de referência da Sesap, de acordo o estabelecido nas Leis Complementar Estadual n° 333/2206, que dispõe sobre Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

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