Consumidores apontaram pontos
positivos e necessidades de melhoria. Levantamento foi divulgado na noite desta
terça, 21, na Casa do Empresário
Oito em cada dez macaibenses
(80,2%) preferem fazer compras no comércio de Natal. Porém, quando a compra é
de urgência, 77,9% dos consumidores optam pelo comércio de Macaíba, sobretudo
pelo fácil acesso (57,5%). Dos 22,1% de consumidores que buscam Natal ou outras
cidades da região mesmo quando precisam adquirir algum item de urgência, alegam
que na cidade falta variedade de produtos (43,5%). O valor médio gasto em
Macaíba é de R$ 227,97; já nas compras em Natal, este valor chega a R$ 275,22.
Os dados foram obtidos na
pesquisa “Percepção dos consumidores de Macaíba sobre o comércio local”,
desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN. A pesquisa foi
encomendada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, em parceria com a
Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, e ouviu 480 pessoas entre 16 e 20 de
abril últimos.
O relatório foi apresentado na
noite desta terça-feira, 21, na Casa do Empresário de Macaíba, pelo diretor
executivo da Fecomércio, Jaime Mariz. O evento coordenado pelo presidente em
exercício da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de
Macaíba, Luiz Lacerda, contou com a presença de autoridades políticas e
empresários da cidade, além de membros da diretoria do Sistema Fecomércio RN.
“Um levantamento como este
serve de balizamento para os comerciantes locais. Com uma análise profunda dos
dados, é possível corrigir pontos e otimizar vendas. É mais uma contribuição do
Sistema Fecomércio para o setor aqui em Macaíba”, afirma o presidente em
exercício da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de
Macaíba, Luiz Lacerda.
Perguntados sobre os motivos
pelos quais deixariam de comprar no comércio de Macaíba, 55,9% dos
entrevistados citaram o preço praticado; 29% a variedade de produtos oferecida
pelos estabelecimentos; e 6,9% qualidade dos itens como impedimentos. Também
foram citados outros fatores como localização, forma de pagamento, atendimento,
etc.
Pouco mais da metade (50,1%)
dos consumidores participantes da pesquisa disseram que, no geral, encontram os
produtos que procuram em Macaíba; os 49,9% afirmaram que precisam se deslocar
até Natal. O dia preferido para realizar as compras no comércio é o sábado, com
40,1% da indicação das pessoas; 67% têm o hábito de comprar em pontos
comerciais que estejam próximas de suas casas ou do trabalho (31,3%).
Entre as principais
dificuldades alegadas na hora da compra, estão o atendimento nos
estabelecimentos (31,3%); a pouca variedade de produtos (25,3%); as filas
(12,1%); a forma de pagamento (8,8%); e os preços cobrados (7,7%). O
atendimento é o principal ponto de melhoria apontado pelos consumidores, com
33,8% das respostas. 51,1% dos consumidores acha que o comércio de Macaíba
deixa a desejar em alguns aspectos e necessita de progressos para melhor
atender o consumidor da cidade.
“Cada informação dessa dá a
oportunidade para o empresário melhorar, de ir atrás de sua clientela. Se o
comércio está atento às necessidades do seu cliente, ele consegue atrai-lo”,
afirmou o diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz.
AVALIAÇÃO DO COMÉRCIO

A segurança no comércio foi o
fator que apresentou o maior nível de desaprovação dos consumidores de Macaíba:
43,4% dos entrevistados avaliaram como ruim ou péssima a segurança nos
estabelecimentos comerciais da cidade.
Com relação
a este assunto, inclusive, o secretário de Trânsito e Transporte de Macaíba,
Juedson Costa, apresentou aos convidados o sistema de monitoramento da cidade
por meio de câmeras de segurança, que começou a ser instalado no ano passado.
Hoje são quatro câmeras em funcionamento, de um total de 60 câmeras, o que
representa um investimento de cerca de R$ 900 mil. “Além disso, vamos
disponibilizar um telefone fixo e um número de WhatsApp para denúncias”,
afirmou o secretário.
O prefeito da cidade, Fernando
Cunha, o comércio macaibense tem competitividade, tem preço, tem variedade, mas
precisa de qualificação. “Somos uma cidade polo, de passagem de muita gente.
Temos que melhorar nosso comércio, tanto com relação ao atendimento, quanto com
relação à segurança, para que a cidade possa se desenvolver mais”.
A íntegra do relatório está
disponível no seguinte endereço: www.fecomerciorn.com.br/pesquisas.
Fecomércio RN
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