Sabe aquela foto do
aniversário do seu primo que você vê no Facebook três dias após as velinhas
terem sido sopradas? Isso deve deixar de ocorrer, porque a rede social começa a
partir desta quarta-feira (29) a priorizar a exibição de publicações como essa
no Feed de Notícias, o repositório de posts do site.
O Facebook inicia uma mudança
no ranqueamento das publicações, para exibir no topo o que amigos e familiares
compartilham e depois o que é produzido por páginas. A mudança chegará a todos
os 1,6 bilhão de usuários e será concluída dentro de alguns meses.
“No contexto em que vemos que
outros usuários [páginas de marcas e personalidades] estão publicando cada vez
mais no Facebook, queremos assegurar que amigos e familiares ainda são a peça
chave da experiência”, afirmou ao G1 Adam Mosseri, vice-presidente de produto
do Facebook. Apesar de afetar o que os usuários veem, a alteração ocorrerá no
sistema que move o Facebook, ou seja, no algoritmo que seleciona as publicações
a serem exibidas.
Grau de interesse
A ordem do que vai parar no
Feed de Notícias é definida com base em um “score de relevância”. Ele é um
índice que leva em conta as características das postagens que mais surtem
efeito com cada usuário para tentar replicar esse sucesso. São levados em conta
detalhes como o autor da publicação, a forma (texto, imagem ou vídeo), o
horário, a quantidade dos comentários recebidos e seus autores, além da data
(antiga ou atual?).
“Nós olhamos todas essas
histórias e tentamos estimar ou adivinhar quais delas vão interessar a você”,
explica. “Tentamos prever de quais publicações você vai gostar, em quais delas
você vai querer comentar, quais delas você vai querer compartilhar.”
Se ficou difícil de entender,
Mosseri explica: “Se eu gosto dos posts do meu irmão e ‘curto’ tudo que ele
publica, nós vamos assumir que é mais provável que você curta outra publicação
do seu irmão quando ela surgir no seu Feed de Notícias”.
Amigos e familiares primeiro
A partir de agora, as
publicações de amigos e familiares terão maior peso quando o “score de
relevância” estiver decidindo o que será exibido primeiro.
A rede social promove essa
mudança de curso para que os usuários não tenham que rolar muito a página até
começar a ver o que seus conhecidos andam compartilhando. “Conectar as pessoas
a seus amigos e familiares é a proposição mais valiosa, sob a qual a companhia
foi construída.”
Informação e entretenimento
O Facebook também definiu
ainda que as publicações com maior peso no Feed, depois das de pessoas
próximas, serão as informativas. “As pessoas gostam de aprender coisas no
Facebook, pode ser por uma notícia ou por uma reportagem.”
Publicações de entretenimento
também terão seu valor, mas menor que as noticiosas. “Nós sabemos que as
pessoas vêm ao Facebook para se divertir, para ver um vídeo engraçado, para rir
de algo”, comenta Mosseri.
Ao detalhar como funciona o
ranqueamento de postagens, o Facebook reforça que não tende a indicar artigos
de um determinado viés político, suspeita levantada pelo site “Gizmodo”.
Ex-funcionários da rede social disseram que a lista de tendências da rede
social suprimia histórias conservadoras. Segundo a rede social, a listagem de
posts populares assim como o ranqueamento é feita com base no que o usuário
costuma querer ver. “Essa mudança é feita para que as pessoas passem a ler mais
histórias de seus amigos, a ter acesso a conteúdos em que estão mais
interessadas”, diz o gerente.
O Facebook nega ainda que a
mudança seja uma resposta à queda nas postagens pessoais. Segundo o site “The
Intercept”, o número de publicações de usuários comuns caiu a uma taxa de dois
dígitos em 2015 – isso seria o motivo para a empresa apostar tanto nos vídeos
ao vivo, que recebem mais comentários e “curtidas” do que as outras publicações
na rede social. “Compartilhar no Facebook ainda é estável e saudável”, afirmou
Mosseri.
Publicadores em baixa
A rede social avalia que a
alteração de prioridade será um baque para publicadores que usem o site como
plataforma de distribuição de conteúdo. “Antes de introduzir uma mudanças
dessas, o Facebook sempre considera seu efeito sobre o ecossistema”, comenta
Mosseri. “A gente espera que os publicadores percebam uma queda no alcance das
páginas e no ‘referal’ [compartilhamento de um post de uma página feito por
outra pessoa]. Essas mudanças podem variar de publicador para publicador.”
A saída para donos de páginas
será esperar que as pessoas espalhem seus conteúdos. “Se eu compartilho o link
de uma página de publicador, isso é considerado como o post de um amigo e tende
a ir melhor. Quanto mais os publicadores confiarem no compartilhamento de seu
conteúdo pelas pessoas, menos eles serão afetados por essas mudanças.”
G1
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