O cenário era estonteante.
Construções medievais contrastando com prédios modernos às margens do Mar
Cáspio davam um charme diferenciado ao GP da Europa deste ano, disputado pela
primeira vez na história nas ruas de Baku. E o circuito montado na capital do
Azerbaijão tinha características desafiadoras: muros estreitos, pequenas áreas
de escape e o trecho de maior aceleração plena do calendário. Um convite a uma
corrida tumultuada. Só que não. Em uma prova sem incidentes na largada, sem
nenhuma batida e apenas quatro abandonos, todos por problemas mecânicos, o pole
position Nico Rosberg passeou com imensa tranquilidade.
Líder da temporada, o alemão
da Mercedes venceu de ponta a ponta, completando as 51 voltas da prova com uma
vantagem de 16s para o segundo colocado Sebastian Vettel, da Ferrari. A grande
atração da corrida ficou por conta de Sergio Pérez, da Force India, que
completou o pódio. Destacando-se durante todo o fim de semana, o mexicano
largou em sétimo em razão de uma punição e cruzou a linha de chegada em
terceiro.
Vice-líder do campeonato,
Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação. Largou em 10º, cruzou em quarto
e minimizou o prejuízo após o erro bobo que cometeu no treino classificatório
de sábado. No entanto, não impediu de ver Rosberg voltar a abrir na ponta do
Mundial de Pilotos. A diferença, que chegou a cair para 9 pontos após a prova
anterior, subiu para 22 em favor do alemão após oito etapas disputadas.
Felipe Massa largou em 5º, mas
apostou em uma tática de dois pit stops que se mostrou equivocada e terminou em
décimo, encerrando a zona de pontuação. O veterano da Williams ficou atrás de
seu parceiro Valtteri Bottas, que partira em 8º, parou apenas uma vez e chegou
em 6º. Felipe Nasr não marcou pontos, mas teve motivos para comemorar. Em uma
boa exibição com o limitado carro da Sauber, o jovem brasiliense fez boas
ultrapassagens, herdou algumas posições e terminou em 12º após começar em 16º.
A Fórmula 1 volta no dia 3 de julho com o GP da Áustria, pela 9ª etapa da
temporada. Confira o calendário completo.
A corrida
Largada: Apesar da freada forte
e da curva estreita a esquerda com o muro colado, tivemos a largada sem grandes
incidentes, apenas alguns toques de leve no pelotão de trás. O pole Nico
Rosberg começou bem e manteve a ponta, seguido por Ricciardo, Vettel e
Raikkonen. Partindo do 5º lugar, Massa, por sua vez, fritou pneu, teve
dificuldades para contornar a curva e acabou perdendo a posição para Pérez.
Hamilton se manteve em 10º. Lá atrás, Nasr, que começara em 15º, ganhou duas
posições e subiu para 13º.
3/51 - Hamilton deixou Kvyat
para trás e passa para 9º lugar
5/51 - Vettel deu o bote em
Ricciardo no fim da reta e assumiu a 2ª colocação.Imprimindo um ritmo forte e
se beneficiando pela batalha pelo 2º lugar, Rosberg abriu 8s de vantagem na
liderança em poucas voltas
6/51 - Após escapar da pista e perder o 7º lugar
para Bottas, Verstappen decidiu antecipar a parada nos boxes.
7/51 - Ricciardo, 3º colocado,
também fez seu pit stop, e retornou em 11º. Com dificuldades desde o início da
corrida, Kvyat recolheu a STR para a garagem e abandonou. A equipe detectou um
problema de suspensão no carro do russo
8/51 - Sexto colocado, Felipe
Massa fez sua primeira parada e retornou em 10º
9/51 - Por causa da parada
precoce das RBR, a Ferrari decidiu antecipar os pit stops de Raikkonen e
Vettel. O alemão contestou a orientação ressaltando que ainda mantinha um bom
ritmo. A equipe explicou que era para evitar o chamado “undercut”, quando um
rival ganha a posição nos boxes por parar mais cedo. O finlandês foi para os boxes, enquanto
Vettel decidiu se manter na pista.
10/51 - Ainda sem ter parado
nos boxes, Hamilton já aparecia em quinto. O britânico deu o bote em Bottas e
assumiu o quarto lugar. Lá na frente, também sem ter feito pit stop ainda,
Rosberg já havia aberto 15s de vantagem para Vettel, quase 30s sobre Hamilton.
14/51 - Raikkonen foi punido
com o acréscimo de 5s por ter passado com as quatro rodas pela linha de entrada
do pitlane. O finlandês poderia cumprir a punição no próximo pit stop ou ter o
tempo acrescido após o fim da corrida. Durante a semana, a direção de prova
havia determinado que, por questões de segurança em razão da perigosa entrada
de boxes no meio da reta, o piloto que passasse com as quatro rodas por dentro
da linha de entrada do pitlane, deveria obrigatoriamente entrar nos boxes. O
replay mostra que o Homem de Gelo se distraiu ao acompanhaa o vácuo de
Ricciardo, que entrou nos boxes.
18/51 - Hamilton faz seu
primeiro pit stop e retorna em 9º
19/51 - Raikkonen passa
Ricciardo no fim da reta e toma 4º lugar. À frente deles, apenas Rosberg, Vettel
e Bottas, que ainda não haviam parado nos boxes.
20/51 - Bottas para nos boxes
e volta em 8º, atrás de Massa
21/51 - Na volta seguinte é a
vez de Vettel fazer seu pit stop. Alemão retornou em terceiro, bem à frente de
Ricciardo, mas atrás de Raikkonen. Paralelamente, Verstappen partiu para sua
segunda parada e colocou pneus médios, que nenhum piloto havia usado na corrida
até então.
22/51 - Líder, Rosberg fez seu
primeiro pit stop na 22ª volta e, com folga na ponta, manteve o 1º lugar
23/51 - Com a RBR claramente
sofrendo com o desgaste de pneus, Ricciardo perdeu, em sequência, posições para
Pérez e Hamilton. O australiano, então, seguiu o companheiro e também partiu
para mais uma parada e colocou pneus médios.
24/51 - Com mais da metade da
prova completada, a classificação era a seguinte: 1º Rosberg, 2º Raikkonen, 3º
Vettel, 4º Pérez, 5º Hamilton, 6º Massa, 7º Bottas, 8º Hulkenberg, 9º Ricciardo
e 10º Verstappen. Nasr aparecia em 17º.
28/51 - Tendo uma punição de
5s a cumprir, Raikkonen deixa o caminho livre para Vettel assumir a segunda
colocação. Mas sem muita boa vontade. “Agora peçam para ele acelerar, porque
não quero ficar preso com ele à frente de mim”, reclamou pelo rádio.
29/51 - Massa fez seu segundo
pit stop, colocou um novo jogo de pneus macios, e retornou em 9º, atrás de
Ricciardo.
31/51 - Reclamando de potência
no motor, o quinto colocado Hamilton foi avisado pela equipe de um problema,
aparentemente, na configuração que ele estava usando. “Posso resetar?”,
perguntou o britânico.
32/51 - Suspeitando de
problemas em suspensão, Sainz parou carro na área de escape e abandona.
33/51 - Por causa das
limitações de comunicação entre engenheiro e piloto a partir deste ano,
Hamilton sofria para descobrir seu problema de configuração. “Eu vou mudar tudo
no carro”, disse. “Errr… Não podemos lhe dar orientações, Lewis”, respondeu a
equipe. “Isso é ridículo, caras. Não
quero ficar olhando para o volante a cada 5s tentando descobrir qual botao está
na posição errada. Posso dar sugestões e vocês responderem OK ou não?”,
pergunta o piloto. “Não é possível”, responde o engenheiro. Sem conseguir
imprimir um ritmo forte, o inglês perdeu contato com o quarto colocado Pérez.
39/51 - Felipe Nasr coloca ao
lado de Fernando Alonso na reta principal, ultrapassa o bicampeão mundial e
assume a 13ª colocação.
41/51 - O terceiro abandono do
dia veio com Pascal Wehrlein. “Estou sem freios”, disse o alemão da Manor, que
teve dificuldades para parar o carro na área de escape. Um perigo em um
circuito em que os pilotos podem ultrapassar as marcas de 360km/h.
43/51 - Parecendo ter se
acertado com os botões do volante, Hamilton voltou a conseguir andar forte e
anotou a melhor volta da corrida.
44/51 - Com problemas de perda
de potência no motor Honda da McLaren, Alonso recolheu para os boxes e foi o
quarto a deixar a prova.
45/51 - Verstappen passou
Massa e empurrou o brasileiro para a 10ª posição. Enquanto isso, Nasr passou
Magnussen e subiu para 12º.
48/51 - Ricciardo ultrapassou
Hulkenberg e subiu para sétimo. Lá na frente, Pérez se aproximava do terceiro
colocado Raikkonen.
50/51 - Na penúltima volta,
Verstappen conseguiu mais uma posição, ao passar Hulkenberg e subir para
oitavo.
51/51 - Mesmo sem precisar
passar Raikkonen para chegar em 3º em razão dos 5s de punição do finlandês,
Pérez preferiu garantir o pódio na pista, ultrapassando o Homem de Gelo na
abertura da volta final.
Globo Esporte
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