SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 19 de junho de 2016

Rosberg passeia tranquilo e vence a 1ª corrida da Fórmula 1 nas ruas de Baku

O cenário era estonteante. Construções medievais contrastando com prédios modernos às margens do Mar Cáspio davam um charme diferenciado ao GP da Europa deste ano, disputado pela primeira vez na história nas ruas de Baku. E o circuito montado na capital do Azerbaijão tinha características desafiadoras: muros estreitos, pequenas áreas de escape e o trecho de maior aceleração plena do calendário. Um convite a uma corrida tumultuada. Só que não. Em uma prova sem incidentes na largada, sem nenhuma batida e apenas quatro abandonos, todos por problemas mecânicos, o pole position Nico Rosberg passeou com imensa tranquilidade.

Líder da temporada, o alemão da Mercedes venceu de ponta a ponta, completando as 51 voltas da prova com uma vantagem de 16s para o segundo colocado Sebastian Vettel, da Ferrari. A grande atração da corrida ficou por conta de Sergio Pérez, da Force India, que completou o pódio. Destacando-se durante todo o fim de semana, o mexicano largou em sétimo em razão de uma punição e cruzou a linha de chegada em terceiro. 

Vice-líder do campeonato, Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação. Largou em 10º, cruzou em quarto e minimizou o prejuízo após o erro bobo que cometeu no treino classificatório de sábado. No entanto, não impediu de ver Rosberg voltar a abrir na ponta do Mundial de Pilotos. A diferença, que chegou a cair para 9 pontos após a prova anterior, subiu para 22 em favor do alemão após oito etapas disputadas.

Felipe Massa largou em 5º, mas apostou em uma tática de dois pit stops que se mostrou equivocada e terminou em décimo, encerrando a zona de pontuação. O veterano da Williams ficou atrás de seu parceiro Valtteri Bottas, que partira em 8º, parou apenas uma vez e chegou em 6º. Felipe Nasr não marcou pontos, mas teve motivos para comemorar. Em uma boa exibição com o limitado carro da Sauber, o jovem brasiliense fez boas ultrapassagens, herdou algumas posições e terminou em 12º após começar em 16º. A Fórmula 1 volta no dia 3 de julho com o GP da Áustria, pela 9ª etapa da temporada. Confira o calendário completo.

A corrida
Largada: Apesar da freada forte e da curva estreita a esquerda com o muro colado, tivemos a largada sem grandes incidentes, apenas alguns toques de leve no pelotão de trás. O pole Nico Rosberg começou bem e manteve a ponta, seguido por Ricciardo, Vettel e Raikkonen. Partindo do 5º lugar, Massa, por sua vez, fritou pneu, teve dificuldades para contornar a curva e acabou perdendo a posição para Pérez. Hamilton se manteve em 10º. Lá atrás, Nasr, que começara em 15º, ganhou duas posições e subiu para 13º.

3/51 - Hamilton deixou Kvyat para trás e passa para 9º lugar

5/51 - Vettel deu o bote em Ricciardo no fim da reta e assumiu a 2ª colocação.Imprimindo um ritmo forte e se beneficiando pela batalha pelo 2º lugar, Rosberg abriu 8s de vantagem na liderança em poucas voltas

6/51 -  Após escapar da pista e perder o 7º lugar para Bottas, Verstappen decidiu antecipar a parada nos boxes.

7/51 - Ricciardo, 3º colocado, também fez seu pit stop, e retornou em 11º. Com dificuldades desde o início da corrida, Kvyat recolheu a STR para a garagem e abandonou. A equipe detectou um problema de suspensão no carro do russo

8/51 - Sexto colocado, Felipe Massa fez sua primeira parada e retornou em 10º

9/51 - Por causa da parada precoce das RBR, a Ferrari decidiu antecipar os pit stops de Raikkonen e Vettel. O alemão contestou a orientação ressaltando que ainda mantinha um bom ritmo. A equipe explicou que era para evitar o chamado “undercut”, quando um rival ganha a posição nos boxes por parar mais cedo.  O finlandês foi para os boxes, enquanto Vettel decidiu se manter na pista.

10/51 - Ainda sem ter parado nos boxes, Hamilton já aparecia em quinto. O britânico deu o bote em Bottas e assumiu o quarto lugar. Lá na frente, também sem ter feito pit stop ainda, Rosberg já havia aberto 15s de vantagem para Vettel, quase 30s sobre Hamilton.

14/51 - Raikkonen foi punido com o acréscimo de 5s por ter passado com as quatro rodas pela linha de entrada do pitlane. O finlandês poderia cumprir a punição no próximo pit stop ou ter o tempo acrescido após o fim da corrida. Durante a semana, a direção de prova havia determinado que, por questões de segurança em razão da perigosa entrada de boxes no meio da reta, o piloto que passasse com as quatro rodas por dentro da linha de entrada do pitlane, deveria obrigatoriamente entrar nos boxes. O replay mostra que o Homem de Gelo se distraiu ao acompanhaa o vácuo de Ricciardo, que entrou nos boxes.

18/51 - Hamilton faz seu primeiro pit stop e retorna em 9º

19/51 - Raikkonen passa Ricciardo no fim da reta e toma 4º lugar. À frente deles, apenas Rosberg, Vettel e Bottas, que ainda não haviam parado nos boxes.

20/51 - Bottas para nos boxes e volta em 8º, atrás de Massa

21/51 - Na volta seguinte é a vez de Vettel fazer seu pit stop. Alemão retornou em terceiro, bem à frente de Ricciardo, mas atrás de Raikkonen. Paralelamente, Verstappen partiu para sua segunda parada e colocou pneus médios, que nenhum piloto havia usado na corrida até então.

22/51 - Líder, Rosberg fez seu primeiro pit stop na 22ª volta e, com folga na ponta, manteve o 1º lugar

23/51 - Com a RBR claramente sofrendo com o desgaste de pneus, Ricciardo perdeu, em sequência, posições para Pérez e Hamilton. O australiano, então, seguiu o companheiro e também partiu para mais uma parada e colocou pneus médios.

24/51 - Com mais da metade da prova completada, a classificação era a seguinte: 1º Rosberg, 2º Raikkonen, 3º Vettel, 4º Pérez, 5º Hamilton, 6º Massa, 7º Bottas, 8º Hulkenberg, 9º Ricciardo e 10º Verstappen. Nasr aparecia em 17º.

28/51 - Tendo uma punição de 5s a cumprir, Raikkonen deixa o caminho livre para Vettel assumir a segunda colocação. Mas sem muita boa vontade. “Agora peçam para ele acelerar, porque não quero ficar preso com ele à frente de mim”, reclamou pelo rádio.

29/51 - Massa fez seu segundo pit stop, colocou um novo jogo de pneus macios, e retornou em 9º, atrás de Ricciardo.

31/51 - Reclamando de potência no motor, o quinto colocado Hamilton foi avisado pela equipe de um problema, aparentemente, na configuração que ele estava usando. “Posso resetar?”, perguntou o britânico.

32/51 - Suspeitando de problemas em suspensão, Sainz parou carro na área de escape e abandona.

33/51 - Por causa das limitações de comunicação entre engenheiro e piloto a partir deste ano, Hamilton sofria para descobrir seu problema de configuração. “Eu vou mudar tudo no carro”, disse. “Errr… Não podemos lhe dar orientações, Lewis”, respondeu a equipe.  “Isso é ridículo, caras. Não quero ficar olhando para o volante a cada 5s tentando descobrir qual botao está na posição errada. Posso dar sugestões e vocês responderem OK ou não?”, pergunta o piloto. “Não é possível”, responde o engenheiro. Sem conseguir imprimir um ritmo forte, o inglês perdeu contato com o quarto colocado Pérez.

39/51 - Felipe Nasr coloca ao lado de Fernando Alonso na reta principal, ultrapassa o bicampeão mundial e assume a 13ª colocação.

41/51 - O terceiro abandono do dia veio com Pascal Wehrlein. “Estou sem freios”, disse o alemão da Manor, que teve dificuldades para parar o carro na área de escape. Um perigo em um circuito em que os pilotos podem ultrapassar as marcas de 360km/h.

43/51 - Parecendo ter se acertado com os botões do volante, Hamilton voltou a conseguir andar forte e anotou a melhor volta da corrida.

44/51 - Com problemas de perda de potência no motor Honda da McLaren, Alonso recolheu para os boxes e foi o quarto a deixar a prova.

45/51 - Verstappen passou Massa e empurrou o brasileiro para a 10ª posição. Enquanto isso, Nasr passou Magnussen e subiu para 12º.

48/51 - Ricciardo ultrapassou Hulkenberg e subiu para sétimo. Lá na frente, Pérez se aproximava do terceiro colocado Raikkonen.

50/51 - Na penúltima volta, Verstappen conseguiu mais uma posição, ao passar Hulkenberg e subir para oitavo.


51/51 - Mesmo sem precisar passar Raikkonen para chegar em 3º em razão dos 5s de punição do finlandês, Pérez preferiu garantir o pódio na pista, ultrapassando o Homem de Gelo na abertura da volta final.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente