Levantamento inédito do
IPDC/Fecomércio constatou que gasto médio dos assuenses com presentes de final
de ano deve ser de R$ 219,58

A noite foi marcada ainda pela
apresentação, em primeira mão, da pesquisa “Destino do 13º e Intenções de
Compras para o Final do Ano” realizada pelo Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo do RN (IPDC/Fecomércio). O levantamento inédito na cidade foi feito
entre os dias 27 e 29 de outubro, e foram ouvidas 420 pessoas.
Os dados da pesquisa foram
apresentados pelo diretor Executivo da Fecomércio, Jaime Mariz. “Tenho certeza
de que as informações que iremos passar aqui serão um grande instrumento para
balizar o trabalho que cada comerciante e prestador de serviço de Assú irá
desenvolver neste final de ano para começarmos, desde já, a construir um 2017
melhor”, declarou.
O levantamento constatou que
58,7% dos consumidores de Assú pretendem realizar compras no período natalino,
tendo um gasto médio de R$ 219,58 nas compras. Os presenteados, em sua maioria,
serão os filhos (57,7%), seguido das mães (42,3%). Além disso, três a cada 10
entrevistados vão comprar apenas um presente, sendo roupas, com 52,8% das
respostas, o presente escolhido. O local de compras escolhido pelos assuenses
deve ser o comércio de rua local (87,6%), enquanto cerca de 10% comprarão em
outras cidades.
O que irá garantir a compra
será o preço do produto (44,3%); o desejo da pessoa a ser presenteada (35%); e
a qualidade do produto (12,2%). Para atrair o consumidor, o empresário deve
investir em promoções (44,5%), bom atendimento (36,2%), descontos (32,6%),
facilidade de pagamento (6%) e variedade dos produtos (3,6%). Outro dado que
pode auxiliar o empresário a criar estratégia de venda é que 68,7% dos clientes
pagarão os produtos em dinheiro e 30% no cartão de crédito.
Dentre os entrevistados que
afirmaram que não irão às compras, 33,3% alegaram que não o farão por “falta de
dinheiro” e 25,1% disseram que estão “sem condições financeiras”, o que acaba
sendo praticamente a mesma motivação (citada, portanto, por 58,4% dos
pesquisados). Além disso, 37,1% dos consumidores de Assú declararam que o
momento é ruim ou péssimo para compra de produtos; 50% apontaram que a situação
é regular; e 12,9% afirmaram que o momento é ótimo ou bom em comparação com o
mesmo período do ano passado. Mais da metade dos entrevistados (52,4%) informa
que a sua situação financeira piorou em relação a 2015.
Com esse cenário, a maioria
dos assuenses (34,5%) informaram que recebem décimo terceiro salário e que a
prioridade será pagamento de dívidas (55,9%). Outros 18,6% irão poupar ou
economizar o benefício.
Viagens de final do ano
A pesquisa do IPDC da
Fecomércio RN também estudou o interesse dos moradores de Assú viajarem no
final do ano, movimentando o setor de serviços. Menos de 20% dos consumidores
de Assú têm intenção de viajar durante o fim de ano, sendo que 82,4% irão
aproveitar o período na cidade. Entre os que vão viajar, a maior parte deve
escolher algum destino no Rio Grande do Norte.
Destes, 63,5% dos consumidores
desejam curtir o litoral do RN; 21,6% vão para outros estados; e 13,5% irão
para o interior do RN. Também foram citados como possíveis destinos o exterior
(1,4%). Entre os meios de transporte, a opção pelo carro entre aqueles que
planejam viajar aparece com a maior preferência (68,5%); já a opção pelos
ônibus é de 23,3% dos consumidores, sendo essas as principais alternativas
citadas pelos entrevistados.
“Gostaria de destacar a
presença constante do Sistema Fecomércio no nosso município, e o trato dos
assuntos de interesse da classe empresarial. A pesquisa feita pelo IPDC tem
informações precisas para os comerciantes, e que devem orientá-los para que
possamos atender melhor às expectativas dos clientes”, analisou o presidente do
Sindicato do Comércio Varejista de Assú, Francisco de Assis Barbosa.
Atuação do Sistema Fecomércio
RN em Assú
Uma das premissas do Sistema
Fecomércio RN, que atua fortemente em todo o Estado, é promover o
desenvolvimento econômico e social da sociedade, representando o empresariado e
atuando pelo bem estar das pessoas. Em Assú e no Vale do Açu não foi diferente.
Por meio do Sesc, braço social do Sistema, promoveu ações como o Ciclo Sesc, os
Jogos dos Comerciários e a intensa programação do Dia do Trabalhador.
Já com o Senac, braço de
qualificação e capacitação profissional do Sistema, está presente na cidade há
cerca de 20 anos, mantendo, desde 2013, uma de suas unidades fixas. Entre os
anos de 2014 e 2016, o Senac já contabiliza três mil matrículas na unidade,
sendo 500 apenas neste ano de 2016, das quais 330 foram completamente
gratuitas, dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que possibilita o
acesso de pessoas de baixa renda ao portfólio de excelência da instituição.
“É com orgulho que vejo estes
números. Fico muito feliz que todo este trabalho, realizado em parceria com o
Sindivarejo, tenha contribuído para o crescimento do nosso comércio varejista.
Estamos muito agradecidos ao Sistema Fecomércio, que tem nos ajudado a tornar
nosso comércio e nossos comerciários ainda mais fortes”, comemorou Barbosa.
Fecomércio RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente