SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Treinado pelo próprio dono, cão participa de operações policiais e vira mascote em delegacia do RN

Toby ao lado de material apreendido em operação da Polícia Civil em Mossoró — Foto: Cedida

Quando as drogas e materiais são apreendidos, Toby, o cachorro da raça coker spaniel, sempre aparece nas fotos de divulgação da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Mossoró, no Oeste potiguar. Há um ano e meio, ele começou a ser utilizado em operações da Polícia Civil, primeiro em Caicó, na região Seridó, e agora em Mossoró.


Quem teve a ideia de treinar o cão foi o próprio dono dele e agora colega de trabalho, o policial civil Haislan Arruda. "Era uma grande dificuldade que nós tínhamos nos locais de busca, pois era difícil de fazer. Unimos o útil ao agradável: a vontade de ensinar o cachorro e a necessidade da delegacia", conta o agente.

Toby tem dois anos e meio de vida. Para conseguir se manter em forma para o trabalho, o treinamento é feito pelo menos duas vezes por semana. São diversas técnicas para que o cachorro esteja preparado nas mais variadas situações e níveis de dificuldades.

 

Desde que começou a atuar na Polícia Civil, Toby já participou de mais de 40 operações na busca de armas e drogas. A raça cocker spaniel é bastante utilizada para esse tipo de trabalho em outros países por possuir algumas características fundamentais para esse tipo de atividade: agilidade, resistência e um bom faro.

Toby tem 2,5 anos e atua há um ano e meio na Polícia Civil — Foto: Inter TV Costa Branca


Na semana passada, duas apreensões tiveram a participação do cão policial. A atuação de Toby é reconhecida na Delegacia de Narcóticos (Denarc ) de Mossoró. "A gente sabe que muitos materiais ilícitos são escondidos e ficam em locais de difícil localização, mas com a ajuda dos animais facilita muito", aponta o titular da Denarc de Mossoró, o delegado Alex Vagner.

 

Com a experiência bem sucedida, um dos objetivos da polícia é criar um grupamento voluntário de busca de pessoas desaparecidas, de odor específico. Nesse tipo de trabalho é possível identificar por onde pessoas desaparecidas passaram por meio do cheiro deixado nos locais.

 

"Isso também ajuda no inquérito policial, na elucidação do desaparecimento de uma pessoa", aponta o dono do cachorro.


G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente