SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Pesquisadores descobrem "mundo escondido" no núcleo da Terra

 O estudo recém-publicado coloca em xeque o conceito de que o núcleo interno da Terra consistiria em uma bola sólida de liga de ferro comprimida rodeada por um núcleo externo líquido. Contrariando essa ideia, a nova pesquisa sugere que a consistência da bola planetária varia entre metal duro, semi-macio e líquido. 

Para desvendar os mistérios do interior do planeta, os cientistas dependem do monitoramento de ondas sísmicas geradas por terremotos. A nova descoberta aconteceu quando o geofísico Rhett Butler estudava como essas ondas atravessam o centro da Terra e atingem o lado oposto do globo. Quando ele verificou os dados, o pesquisador notou que as ondas apresentavam comportamento inusitado, indicando que a consistência do núcleo terrestre é diferente do que se supunha.

Segundo Butler, o comportamento das ondas indica que o núcleo terrestre não é uma bola sólida. Na ver
dade, ele consistiria de bolsas semissólidas de ferro líquido e pastoso perto de sua superfície. "Estamos descobrindo um novo mundo oculto", afirmou Jessica Irving, sismologista da Universidade de Bristol, que não participou do estudo. De acordo com especialistas, a pesquisa tem potencial para revolucionar nossa compreensão a respeito do campo magnético da Terra, que é regido pelo núcleo do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente