sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Dias na Terra estão mais longos que o normal e os cientistas não sabem o motivo

 

No dia 29 de junho deste ano a Terra bateu o recorde do dia mais curto já registrado, Entretanto, desde 2020, a comunidade científica percebeu que alguns dias são mais longos que o habitual, e isso um é um mistério, afinal, se a Terra acelerou, como estamos tendo dias mais curtos?

Na realidade, apesar de ter alguns dias mais curtos, nos últimos 20 anos a velocidade da Terra não parece ter mudado muito. Apesar de os relógios sempre marcarem que o dia tem duração de 24 horas, o tempo que a Terra realmente leva para completar o movimento de rotação varia ligeiramente. A medição da taxa de rotação da Terra é feita desde 1960, com radiotelescópio, e geram números muito precisos, mas não exatos.

O que aconteceu no dia 29 foi que a Terra bateu o recorde do dia mais curto já registrado. Entretanto, esse dado parece contraditório com novas informações coletadas. Desde 2020, os cientistas notam que alguns dias ficaram mais longos e os pesquisadores ainda não sabem por que esse fenômeno acontece..

Mudanças na duração dos dias podem ocorrer por diversos motivos, inclusive pela influência de eventos naturais como terremotos e tempestades. Acredita-se que o terremoto que atingiu o Japão em 2011, com uma magnitude de 8,9, acelerou a rotação da Terra em 1,8 microssegundos.

fonte: olhar digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente