SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 26 de julho de 2013

AUSÊNCIA DE LINHAS DE TRANSMISSÃO PODEM TRAVAR EXPANSÃO EÓLICA NO RN

“O atraso das linhas de transmissão fez com que o Rio Grande do Norte caísse para 2º ou 3º lugar no próximo leilão da energia eólica em agosto”, é o que afirmou a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo durante seminário de energia eólica em áreas rurais realizado nesta sexta-feira, em Natal.

Os parques eólicos instalados em Parazinho e João Câmara tiveram atraso de um ano na instalação das linhas de transmissão, segundo a última estimativa da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf) as linhas estarão concluídas somente em março de 2014.

“Com os outros estados despertando para este mercado e essa desconfiança gerada nas empresas com o atraso das linhas de transmissão no RN, ocasionou a diminuição da oferta no próximo leilão”, destacou Elbia.


Apesar do alerta, segundo Elbia o RN ainda não está ameaçado de perder a liderança do segmento, apesar do interesse crescente de novos estados nos leilões para produção da energia eólica.

“Dos primeiros leilões de 2009 até hoje, o Estado já conta com 1.2 gigawatts de produção em atividade, além de 800 megawatts já em construção de parques eólicos e 1 gigawatts com capacidade instalada já para operar, por isso a energia renovável continua com forte potencial no Estado, por isso é muito cedo fazer previsão de queda”, destacou Elbia Melo.

Segundo a presidente da ABEEólica, estados como Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul estão despontando para entra no mercado eólico, aumentando a competitividade nos leilões. Uma nova regra que obriga aos lotes que forem a leilão a garantia de linhas de transmissão também irá regulamentar de forma mais rígida a oferta de novas áreas com potencial eólico.

“É um cenário que está ficando extremamente competitivo, de forma as ofertas estarem com forte concorrência pelo melhor preço. Além da garantia de que o problema das linhas de transmissão para que os parques não fiquem parados”, disse Elbia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente