SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 20 de julho de 2013

PARA JUIZ CRIMINAL, AUMENTO DE ASSASSINATOS SE DEVE “À SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE” NO RN

Natal, a cidade que há dez anos se orgulhava de ser uma das mais tranqüilas do país, já não é mais a mesma, segundo os dados apresentados pelo Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil. O Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM), a violência praticada entre jovens aumentou assustadoramente nos últimos anos.

Natal teve o maior aumento no número de homicídios entre todas as capitais brasileiras, tanto em faixas etárias gerais, como também entre jovens. De acordo com os dados, apenas duas capitais brasileiras superam os 200% de crescimento em assassinatos envolvendo pessoas entre 15 e 24 anos, sendo a capital potiguar a com maior crescimento: 267,3%. A segunda posição é de Salvador, 232,1%.

De acordo com Henrique Baltazar, juiz titular da 12ª Vara Criminal de Natal, esse aumento se deve a diversos fatores, entre eles a sensação de impunidade gerada em toda a sociedade e nos jovens, os quais estão mais propensos a esse tipo de sentimento.


Segundo ele, o que motiva esse sentimento é o mal funcionamento da Polícia Civil, devido à falta de estrutura. O Juiz ressalta que esse fator não se refere exclusivamente à melhores salários, mas também a recursos para se trabalhar. Foi ressaltado pelo titular da 12ª Vara o fato de apenas 5% dos crimes serem apurados, isso gera uma certeza entre os criminosos, de que seus atos não serão averiguados, logo não importa a obstrução cometida, mas sairá impune.

Henrique Baltazar enfatiza que o mal funcionamento do judiciário é outro fator para o aumento da sensação de impunidade, e por consequência do número de homicídios. A ineficiência da justiça em punir os acusados é motivada por julgamentos demorados, e outros que nem acontecem. De acordo com o juiz, a punição dos condenados não é adequada ao crime que ele cometeu. “Imagine um homem que mata outra pessoa, é condenada por isso, mas acaba ficando, de fato, um ano da cadeia” contextualizou. hHjHoxjjjj 


 FONTE: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente