SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PMDB INSISTE EM DIMINUIR NÚMERO DE MINISTÉRIO PARA 20

Um dia após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizar a cobrança de aliados pela diminuição do número de ministérios, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), disse hoje que a bancada vai insistir na apresentação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limite em 20 pastas o primeiro escalão do governo.

O texto já tem as 171 assinaturas necessárias para tramitar e deve ser protocolado na Câmara em agosto, na volta do recesso parlamentar. Principal aliado do governo, o PMDB, sobretudo a ala ligada aos deputados, vem defendendo a redução dos ministérios. Existem 39 ministérios atualmente na estrutura do governo.

Segundo o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o partido apoiaria uma redução para 25 pastas. O vice-presidente Michel Temer também reforçou o discurso e afirmou que a diminuição de pastas seria razoável.

Os peemedebistas estão incomodados principalmente pelo fato de não terem ministérios de "porteira fechada", ou seja, não controlarem toda a estrutura, o que reduz ainda o poder de indicação. Outra reclamação é o fato dos ministérios sofrerem mais cortes do que os do PT.


Atualmente, o PMDB comanda cinco desses ministérios (Agricultura, Previdência Social, Turismo, Minas e Energia e a Secretaria de Aviação Civil). Se a PEC for aprovada pelo Congresso.

"O fato de ser aliado não significa ter o mesmo pensamento", disse Cunha. "Essa posição nossa já foi expressa pela bancada e por uma resolução da Executiva do partido. Cada um pode ter a opinião que quiser. É normal e democrático isso", completou.

Segundo o líder peemedebista, o partido pode colocar à disposição suas pastas. "Isso não está em discussão."

Em um discurso ontem para movimentos sociais, Lula atacou a proposta defendida pelo PMDB.
"Quem tem que mexer é a Dilma e eu acho que a Dilma não vai mexer. [...] Fiquem espertos porque ninguém vai querer acabar com o Ministério da Fazenda, Defesa. Eles vão tentar mexer na Igualdade Racial, nos Direitos Humanos", afirmou.

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), também afirmou que é "razoável" a redução de ministérios, mas disse que não sabe se o momento é "oportuno para essa discussão". Ele cobrou que o partido ofereça suas pastas para facilitar o debate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente