
O game foi criado como tarefa
de ciências, no colégio Salesiano São José, que tem aulas de programação e
desenvolvimento de games e aplicativos, agregado a diversas disciplinas. Outros
cinco jogos criados pelos estudantes do mesmo colégio também foram inscritos no
concurso.
Em todo o Brasil cem games
participaram do concurso, que premiou em primeiro lugar o Digestive System. Ana
Beatriz Guerra Fonseca da Silveira e Ruth Diniz Carneiro Leão têm 13 anos e
cursam o oitavo ano.
Para a professora Neide
Medeiros, coordenadora de tecnologia educacional no colégio, desde que as aulas
de programação e desenvolvimento de aplicativos e games foram inseridas na
grade curricular o interesse dos estudantes aumentou, e todas as disciplinas
começaram a utilizar a ferramenta nas aulas. Além de ciências, os alunos
desenvolveram também games de geografia.
As meninas e os games
Mulheres já são metade do
público que joga videogames no Brasil, conforme dados da pesquisa Games Brasil
2016, realizada pela agência de tecnologia interativa Sioux, pela empresa de
pesquisas Blend New Research e pela Game Lab, divisão da ESPM dedicada à
experimentação e pesquisa de jogos. Embora sejam consumidoras expressivas, no
clube de desenvolvedores elas ainda têm presença mais tímida.
No mercado de trabalho esse
dado se repete, como confirma a pesquisa realizada em 2014 pela International
Game Developers Association, que mostrou que somente 22% dos funcionários das
empresas de jogos eletrônicos em todo o mundo eram do gênero feminino. Ana
Beatriz e Ruth podem estar inaugurando uma nova era de carreira, e abrindo
portas para outras garotas.
G1RN
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