Circula um novo golpe para
clientes do Nubank em que usuários recebem um e-mail falso avisando que seu
cartão de crédito está parcialmente bloqueado por motivos de segurança,
necessitando de informações pessoais para “resolver o problema”. O que acaba
enganando os clientes do banco é o endereço do remetente usado para aplicar o
crime, cartoes@nubank.com.br, que soa confiável – mas não é.
Acontece que o endereço falso
pertence a um domínio hospedado pela Umbler. Neste momento, o site não pode
mais ser acessado (http://desbloqueionuconta-com-br.umbler.net/), após usuários
relatarem o ocorrido para o Nubank e para a Polícia Federal.
No golpe, informações pessoais do usuário como
CPF, endereço e senha do e-mail, número do celular, senhas de oito dígitos e do
cartão são solicitadas. Caso os criminosos tenham consigam esses dados, além de
usar o cartão para fazer compras na internet, eles podem hackear a NuConta e
até mesmo clonar o telefone do cliente.
O Nubank se pronunciou sobre o
golpe, afirmando que:
“Esse tipo de atividade é
crime, e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar
e coibir golpes como esse. Além disso, nós deixamos claro que nunca pedimos
para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis
por e-mail. Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio
dos nossos canais de atendimento (chat, e-mail ou telefone), para que o
conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. É importante
também reportar o e-mail como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.”
Olhar Digital via Seu Crédito
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