SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Emparn registra chuvas em 94 municípios do RN neste domingo (26)

Os pluviômetros da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) registraram chuvas em pelo menos 94 municípios potiguares neste domingo (26). A região Oeste teve o maior número de cidades com chuvas, 33 no total. De acordo com a meteorologia, as chuvas devem continuar ao longo dessa semana.

De acordo com a Emparn o município onde foi registrado o maior volume de chuva foi José da Penha, no Alto Oeste Potiguar, com 74,4 mm. Em Luís Gomes, também no Alto Oeste, os pluviômetros marcaram 67,6 mm.

 

Outro município da região Oeste que também registrou mais de 50 mm de precipitação, foi Almino Afonso, com 51,4 mm.

Também houve registro de chuvas nas regiões Agreste, Central e Leste.

 

No agreste, Sítio Novo registrou 30,4 mm; na região Central o maior volume foi registrado em Ipueira, que teve 46,6 mm; e no Leste Potiguar, Macaíba teve chuva de 24,2 mm.

 

Em Mossoró a chuva começou no fim da noite de domingo e se estendeu pela madrugada desta segunda-feira (27). Segundo a Emparn, o pluviômetro marcou 39 mm.

 

De acordo com o doutor em climatologia e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Espínola, essas chuvas não indicam a chegada do período chuvoso na região, que acontece entre os meses de fevereiro a maio.

 

“Essas chuvas que estão acontecendo nesse mês de dezembro e que devem continuar nos próximos dias são provocadas por alguns sistemas que daqui a pouco não atuam mais. De ontem pra hoje, por exemplo, foram provocadas pelo restante das frentes frias que entraram no sul do Brasil e que chegaram até o Nordeste”, explicou o professor.

 

Espínola disse ainda que até a chegada do período de chuva ainda haverá incidência de precipitações em vários municípios. Segundo as previsões meteorológicas, ao longo desta segunda (27), deve continuar chovendo em várias regiões do estado.

 

“A frente fria continua avançando. A zona de convergência do atlântico sul que traz umidade da região amazônica pra cá também está atuando. Deveremos ter chuva ainda essa semana e talvez até na passagem do ano”, afirma José Espínola.


G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente