A bordo do avião da AirAsia estavam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um malásio, um cingapurense e o co-piloto francês.
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O acidente com o avião da AirAsia pode ter sido
provocado pela formação de gelo nos motores. A afirmação é da agência de
meteorologia da Indonésia. A aeronave com 162 pessoas a bordo caiu no mar de
Java, no último domingo, minutos depois de o piloto pedir autorização aos
controladores do tráfego aéreo para mudar a rota em função do mau tempo.
A afirmação teve como base os dados climáticos
obtidos pela agência, a localização e o último contato com a aeronave.
"O fenômeno meteorológico mais provável é
a formação de gelo, que pode danificar os motores por um processo de
esfriamento. Trata-se simplesmente de uma das eventualidades, baseada na
análise dos dados meteorológicos existentes", explicou a agência em seu
site.
A equipe de resgate continua as bucas a corpos
de vítimas e destroços do avião neste domingo. Entre as prioridades está o
resgate das caixas-pretas, essenciais para confirmar o motivo do acidente.
O Airbus A320-200 decolou de Surubaya, na
Indonésia no dia 28 de dezembro e seguia viagem para Cinguapura. Durante o voo,
o piloto pediu para ganhar altitude a fim de evitar as tempestades, mas não
recebeu imediatamente a autorização por causa do intenso tráfego aéreo que
havia nesse momento. Pouco depois, a aeronave desapareceu das telas dos radares.
Cinco partes grandes do avião foram encontradas
nas áreas de busca no mar de Java, na costa da ilha de Bornéu. As buscas, das
quais participam Estados Unidos, Rússia e França, foram dificultadas pelas
condições meteorológicas.
Aproveitando uma rápida melhora do tempo, os
mergulhadores submergiram a trinta metros de profundidade, onde está a maior
parte da fuselagem, e acharam neste domingo mais um corpo, em um total de 31
vítimas encontradas até o momento.
Buscas
De acordo com Bambang Soelistyo, diretor da
Agência Indonésia de Busca e Resgate, as fortes chuvas e as grandes ondas têm
atrasado as operações, que voltaram a ser suspensas depois de o 31º corpo ter
sido encontrado. Afirmou também que se pretende usar um veículo submarino
teleguiado.
As autoridades indonésias não podem ainda
precisar a que partes do avião correspondem os cinco grandes destroços
recuperados até agora. Uma inforgrafia entregue aos jornalistas, no entanto,
mostra uma das parte como sendo a cauda da aeronave.
As autoridades anunciaram que serão
investigadas as "infrações" cometidas pela companhia AirAsia, pois
suspeita-se que o avião usou um corredor aéreo sem autorização. Entretanto, as
autoridades da aviação civil de Cingapura afirmam que a companhia recebeu a
autorização para efetuar o voo.
Sunu Wydyatmoko, presidente da AirAsia
Indonésia, declarou aos jornalistas que a companhia não realizará nenhum
comentário até que a investigação seja finalizada.
A queda do Airbus A320-200 - aeronave que era
explorada pela AirAsia Indonésia, uma filial da companhia AirAsia da Malásia
-eleva para três o número de catástrofes fatais para a aviação do país em 2014.
Outras duas quedas de aviões da Malaysia Airlines (voos MH370 e MH17)
aconteceram no mesmo ano.
Os familiares das vítimas se preparam para
novos enterros em Surabaya, de onde partiu o avião. Na cidade, foi instalado um
centro de crise para a identificação dos corpos.
A bordo do avião da AirAsia estavam 155
indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um malásio, um cingapurense e o
co-piloto francês.
Portal da Band
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