SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

RN é o 4º estado que menos consome água, mas perde na distribuição

RN é o quinto estado que mais perde água durante a distribuição do recurso

Em matéria veiculada na Folha de São Paulo, o Rio Grande do Norte é apontado como o quarto estado que menos consome água no Brasil, ficando atrás da Bahia, Pernambuco e Alagoas. De acordo com o balanço que fez um comparativo entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, o potiguar por dia consome 115 litros.

O titular Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, analisa o posicionamento do RN no ranking pela disponibilidade hídrica que o estado possui. Ele lembrou que o RN enfrenta há três anos a seca e acrescentou que oito municípios estão com colapso de abastecimento. 

“A oferta tem caído e as pessoas poupam, começam a mudar seu comportamento, usando racionalmente a água”, avaliou Mairton França que reforçou que este ano as chuvas serão 45% menores, alertando os potiguares sobre o consumo do bem natural.

O secretário acredita que na pesquisa não foi levado em conta o uso alternativo da água feito no Rio Grande do Norte, como o abastecimento através de poços desanilizadores, cisternas e a captação direta de barragens e açudes.

A pesquisa também apontou o Rio Grande do Norte como o 5º que mais perde água na distribuição. Em 2013, o índice de perda na distribuição do estado foi de 55,3%. Mairton argumentou que a perda do recurso natural acontece em todo o país.

“A falta de manutenção, a falta de educação ambiental da população sobre o uso da água e a falta de processos de reuso, que o Rio Grande do Norte não tem, aumentam esse índice. Para isso diminuir, tem que trabalhar mais nos sistemas de distribuição, de responsabilidade, no RN, da Caern”, detalhou.

Sobre o reuso de água, Mairton França afirmou que a Semarh tem a competência de criar políticas públicas e está elaborando um Plano Estadual de Reuso de Águas, dentro do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

“Tem um projeto inicial do diagnóstico e vamos começar o segundo para ser apresentado ao governador em fevereiro, junto com as metas da Secretaria. O reuso irá gerar menos problemas com a disponibilidade hídrica, preparando para o futuro”, finalizou.


O diretor de Operação e Manutenção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), João Alberto Dantas, garantiu que possui um plano de recuperação de perdas, apresentado no Ministério das Cidades, sendo implantado desde 2014. “Dentro do trabalho executado, está a instalação de macro e micro medição. Além disso, outras ações, como a fiscalização do furto de água, vêm sendo executadas. Com estas medidas, a Caern está buscando reduzir as perdas”, e completou, “é preciso continuar a economia de água, principalmente por estarmos vivendo um período de escassez”.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente