SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Quatro cidades retornam à lista de colapso no abastecimento de água

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que em função da baixa no volume dos mananciais e/ou poços que abastecem as cidades de Luis Gomes, São Francisco do Oeste, São Miguel, João Dias estão com seus sistemas de água em colapso.

Uma vez que a Caern é usuária dos mananciais, monitorados e autorizados a captação pela Semarh, quando ocorre a situação de colapso, é imediatamente suspenso o faturamento pela Caern, e a população passa a ser abastecida pela Administração Pública (Governo do Estado, Prefeituras, Defesa Civil, Exército), que adota a medida mais adequada de acordo com a localidade.


Quatro cidades do RN
Especificamente em São Miguel, o Açude Bonito está com menos de 1% de sua capacidade de armazenamento, por isso a Caern suspendeu o faturamento. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) perfurou dois poços e a Caern, para auxiliar neste processo, está instalando bombas para captação da água. Estes poços serão usados exclusivamente para fornecer água para o abastecimento da população.

O colapso em Luis Gomes iniciou em novembro de 2011, quando foi suspenso o faturamento, e permaneceu até junho passado. Em julho de 2014 a Caern tentou retomar o abastecimento, feito a partir do Açude Lulu Pinto, mas como não foi possível fornecer de maneira contínua, houve novo colapso em novembro passado, sem haver cobrança de fatura à população desde então.

Atualmente a cidade de São Francisco do Oeste, encontra-se em colapso pela baixa no Açude São Gonçalo. Somente um poço é usado para fornecer água, mas este não tem capacidade suficiente para atender sozinho toda a população. Por isto, o faturamento permanece suspenso desde novembro de 2013, quando a cidade iniciou um sistema de rodízio. Essa complementação de água deverá ser feita pela Prefeitura da cidade.


João Dias que havia entrado em colapso em novembro de 2011, voltou em julho passado a abastecer pelo sistema da Caern (poço Amazonas), mas em outubro de 2014 voltou a colapsar. Além destas, as cidades de Paraná, Antônio Martins, Tenente Ananias e Carnaúba dos Dantas permanecem em colapso desde 2014. A Companhia orienta que a população use a água disponível de maneira racional, principalmente nas atividades diárias, evitando o desperdício e possibilitando que as reservas ainda disponíveis tenham maior tempo de uso para abastecimento.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente