sexta-feira, 28 de abril de 2017

Expotour Católica será realizada de 28 a 30 de abril na Praça Civica de Natal

Evento é uma exposição itinerante exclusiva do Turismo Religioso, para a venda destes destinos e pontuar sua importância motivando o crescimento

Natal recebe a Expotour Católica, de 28 a 30 de abril na Praça Cívica.  Segundo o coordenador geral da Expotour Católica, Manoel Sidnesio, o Turismo religioso vem crescendo no país, de uma maneira  extraordinaria. “Quando calculamos que O Santuário Nacional em Aparecida/SP, leva um pouco mais de 12 milhões de pessoas, Juazeiro do Norte/CE 2,5 milhões de pessoas, Canindé 2,5 milhões de pessoas, Nova Trento/SC, 850 mil pessoas, Círio de Nazaré em Belém/PA, ultrapassou um pouco mais de 2 milhões de pessoas no ano de 2016, apenas no período das festividades, O Santuário Nossa Senhora da Penha/ES, leva 2,5 milhões de pessoas, o Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade/GO, 4 milhões de pessoas”, ressaltou Sidnésio. Estes número, disse ele,  apontam o crescimento do Turismo Religioso no país, que apenas com estes Santuários citados já ultrapassam os dados do Ministério do Turismo que aponta 17,7 milhões em todo o país com 340 municípios que atraem o segmento. Já estão confirmadas as presenças na abertura da Expotour Católica, no dia 28 de abril, as 17h30, a secretária de turismo de Natal, Christiane Alecrim, o vereador Felipe Alves, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal.

Segundo Manoel Sidnesio, há sete anos o Estado foi contemplado com a Maior Imagem Católica do Mundo com 56 metros de altura, que atrai  350 mil pessoas anualmente, números estes que acredito que é bem maior, sem falar nos demais destinos como Florânia, Santuário Nossa Senhora das Graças, Carnaúba dos Dantas, com o Monte do Galo, Patú, com o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis , São Gonçalo do Amarante e Canguaretama referente aos Protomártires do Brasil, com a Canonização já para o mês de Outubro deste ano, precisamente no dia 15, Mossoró, com a Festa de Santa Luzia, Caicó e Currais Novos com as festividades de Santana, a Capital potiguar Natal, com o Centro Histórico, que agrega belíssimas arquiteturas em estilo Barroco, como é o caso da Igreja do Galo, sem falar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, primeira Igreja de nossa cidade com 417 anos de fundação.

Segundo ele, todos estes dados no Estado, pontua a importância da EXPOTOUR Católica, para cada vez mais fomentar o Turismo Religioso e motivar seu crescimento. Segmento este que gera um forte impacto econômico, nas cidades que tem entendido e investido fortemente em seu crescimento. De acordo com Sidnesio, O Globo online em Junho de 2016, relacionou o crescimento da Economia do pais no período de 2000 a 2013, com o PIB de Juazeiro do Norte, a Economia do país neste período teve um crescimento de 329%, enquanto no mesmo período o PIB de Juazeiro do Norte, obteve um crescimento de 579,5%. E em pesquisa preliminar, “descobrimos  que reunindo as principais cidades mencionadas acima no Estado do RN, o Turismo Religioso atinge um público de um pouco mais de 1,3 milhões pessoas”.

A EXPOTOUR Católica é uma exposição itinerante exclusiva do Turismo Religioso, para a venda destes destinos e pontuar sua importância motivando o crescimento, é de origem Potiguar e unica realizada no Nordeste e talvez no Brasil com esta exclusividade e característica própria.

A fonte de inspiração inclui desde monumentos históricos religiosos, estruturas arquitetônicas das Igrejas – das quais a maioria possui estilo barroco –, as festas de padroeiros, e a diversidade de Cultura Religiosa.

O evento é uma realização da Prodevtur, com apoio do Sebrae-RN, Fundação CTI-NE, Natal Convention, Marenosso e Emprotur e tem como patrocinadores, Setur- Natal, Senac, Fecomércio- RN .

Durante a EXPOTOUR CATÓLICA haverá a difusão dos artistas plásticos, artesanato, escultores, pontos turísticos das cidades do Nordeste e Estados do país através de exposições, passeios turístico-religiosos (este dentro de cada Estado e cidade quando realizado), apresentações artísticas e musicais.

Segundo o coordenador geral, Manoel Sidnesio, haverá presença de livrarias, editoras católicas e a realização de workshop voltado para o segmento turismo religioso.


” Será uma feira completa, com união do turismo, cultura e educação e visa promover o Turismo Religioso no Nordeste e no país, proporcionando o desenvolvimento econômico regional e nacional neste setor de atividade, disseminando os valores religiosos em sua autenticidade e riqueza turísticas, históricas e culturais”, afirmou Sidnésio.

Fecomércio RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente