SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ANGICOS: UFERSA ABRE PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, foi aberto oficialmente no último sábado, 2. A solenidade, promovida no Campus Angicos, contou com a participação de servidores dos campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas, além de representantes das prefeituras e escolas parceiras do programa: Angicos, Mossoró, Caraúbas, Grossos e Pedro Avelino.
 Marcando o início das atividades do PIBID/UFERSA, o Prof. André Ferrer Pinto Martins, coordenador institucional do PIBID da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou a palestra apresentando as ações do PIBID na UFRN. A abordagem do docente indicou a diversidade de atividades promovidas pelo PIBID na instituição e alertou acerca das principais diferenças entre as ações do PIBID e as atividades do estágio.
Segundo o professor Ferrer Pinto, o PIBID não é um estágio, é um programa de formação do licenciando. Ele ressaltou ainda que por meio do PIBID “os licenciandos da UFERSA terão a oportunidade de adentrar nas escolas, para formarem-se como docentes, articulando suas reflexões aos estudos realizados nas salas de aulas dos cursos de licenciatura que participam”. Por fim, o professor destacou que o PIBID também tem um caráter de pesquisa, podendo gerar artigos e apresentações de cunho científico caso exista estímulo ao olhar investigativo ao que ocorre nas instituições escolares.

As ações do PIBID na UFERSA serão desenvolvidas pelos docentes: Jacimara Villar Forbeloni (Campus Angicos – Licenciatura em Computação); Virgínia Maria Cavallari Henriques (Campus Mossoró – Licenciatura em Ciências Biológicas); Luiza Helena Félix de Andrade (Campus Mossoró – Licenciatura em Matemática); Kátia Cilene da Silva (Campus Mossoró – Licenciatura em Matemática – modalidade EAD) e José Anízio Rocha de Araújo (Campus Angicos - Licenciatura em Matemática), sob a coordenação institucional do Prof. Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz (Campus Angicos) e a coordenação de gestão da Profª. Cynara Teixeira Ribeiro (Campus Angicos).
 O projeto conta ainda com a participação de professores colaboradores, como os docentes Ana Gabriela de Souza Seal (UFERSA-Angicos), Maria do Socorro Ribeiro Freire Nunes (UFERSA-Mossoró), Marcos Antonio Nóbrega de Souza (UFERSA-Mossoró) e Diógenes Maclyne Bezerra de Melo (UFPE).
 O PIBID/UFERSA atende a 11 escolas da região do Semi-Árido potiguar. As coordenações de áreas são responsáveis pela orientação de 103 licenciandos da UFERSA, tanto nas modalidades regular como PARFOR e EAD, bem como de 13 professores da Educação Básica.
Desde a aprovação do PIBID-UFERSA a equipe responsável por suas ações vem se reunindo para planejar as etapas de implantação desse Programa na instituição. A pretensão é que já nesse mês de julho os alunos e supervisores bolsistas do programa se reúnam com os coordenadores de área pondo em prática o cronograma de ações submetidos à CAPES.

 SISU: UFERSA COM METADE DAS VAGAS DISPONIBILIZADAS NA LISTA DE ESPERA
Os estudantes que optaram pelos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido devem ficar atentos a Lista de Espera para preenchimento das vagas remanescentes das duas chamadas do Sistema de Seleção Unificada - SiSU. É que o último dia para realização das matrículas da segunda chamada foi finalizada na tarde de hoje, 6, com apenas 44% das vagas iniciais preenchidas.
 Das 1.015 vagas disponíveis na UFERSA, apenas 455 foram ocupadas pelos estudantes convocados pelas duas chamadas do SiSU. Entre os três campi da Universidade, a sede em Mossoró ainda disponibiliza 382 vagas, o Campus Angicos tem 100 e em Caraúbas 78. Os cursos de Ciência e Tecnologia foram os mais procurados durante os períodos de matrículas, com 70% de matrículas efetuadas em Angicos, 68% em Caraúbas e 67% em Mossoró.
Segundo o pró-reitor de graduação, professor Arimatea Matos, apesar de pequeno, o número de matrículas nessa segunda chamada foi acima do esperado. “Geralmente existe uma procura maior na primeira chamada, em detrimento da segunda”, disse. O professor explicou que a UFERSA divulgará no próximo dia 11 a lista de espera disponibilizada pelo SiSU, a ser utilizada de forma prioritária para o preenchimento de vagas não ocupadas. “É bom que os candidatos acompanhem com precisão essa lista, pois chamaremos três vezes o número de vagas não preenchidas de cada curso”, pontuou.
 Ainda segundo o professor, as datas para as matrículas ainda não foram estabelecidas. “Amanhã faremos uma reunião com Registro Escolar da UFERSA onde agendaremos essas datas”, completou. Podem entrar na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções nas chamadas regulares. O estudante pode manifestar interesse na lista de espera apenas para o curso correspondente à primeira opção. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente