Uma pesquisa encomendada pelo
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que a Copa das
Confederações não foi capaz de movimentar o turismo interno, assim como também
não atraiu o turista estrangeiro. Segundo o estudo realizado junto a torcedores
das seis cidades sede, 85% das pessoas que foram aos estádios moravam no mesmo
estado onde estava sendo realizado o evento. Já de acordo com dados da Fifa,
apenas 3% dos ingressos foram comprados por torcedores estrangeiros.
Na avaliação da Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas (CNDL), essa baixa movimentação de turistas teve
impactos no comércio, que contava com um provável aumento de demanda. "Uma
pesquisa anterior realizada em abril desse ano, mostrou que 83% dos
comerciantes acreditavam que a Copa das Confederações iria trazer novas
oportunidades de desenvolvimento para os negócios locais. A falta de turistas
no evento, aliada aos resultados das manifestações nas ruas frustraram essas
expectativas”, afirma o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
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