Um avião movido a energia
solar aterrissou na Califórnia no sábado (23), completando um arriscado voo de
três dias sobre o Oceano Pacífico, como parte de sua viagem ao redor do mundo,
segundo a agência de notícias Associated Press (AP).
O piloto Bertrand Piccard
conseguiu pousar o "Solar Impulse 2" em Mountain View, no Vale do
Silício, sul de São Francisco, após 62 horas voando sem escalas. O avião taxiou
em uma grande tenda montada em Moffett Airfield onde Piccard foi recebido pela
equipe do projeto.
O desembarque aconteceu várias
horas após Piccard realizar um sobrevoo sobre a ponte Golden Gate, onde os
espectadores assistiram a aeronave estreita com as asas largas.
"Eu cruzei a ponte. Eu
estou oficialmente na América ", declarou o piloto quando avistou a Baía
de São Francisco.
Piccard e seu colega piloto
suíço Andre Borschberg foram se revezando pilotando o avião em uma viagem ao
redor do mundo desde que decolou de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes,
em março de 2015. Ele fez paradas em Omã, Myanmar, China, Japão e Havaí.
A perna trans -Pacífico foi a
parte mais arriscada das viagens globais do avião por causa da falta de locais
de pouso de emergência, e a aeronave enfrentou alguns solavancos ao longo do
caminho.
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Solar Impulse 2 sobrevoa São
Francisco (Foto: AP Photo/Noah Berger)
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O "Solar Impulse 2"
desembarcou no Havaí em julho e foi forçado a ficar nas ilhas após o sistema de
bateria do avião sofrer danos devido ao calor em sua viagem ao Japão. A equipe
também teve que adiar a viagem na Ásia também. Durante a primeira tentativa de
voar a partir de Nanjing, na China, para o Havaí, a tripulação teve que desviar
para o Japão por causa do clima desfavorável e uma asa danificada.
Um mês depois, quando as
condições meteorológicas estavam favoráveis, o avião partiu de Nagoya, no
centro do Japão para o Havaí.
A velocidade ideal de voo para
esta aeronave é de cerca de 28 mph, no entanto, ela pode dobrar durante o dia,
quando os raios solares são mais fortes. A aeronave de fibra de carbono pesa
mais de 5.000 libras, ou aproximadamente tanto quanto um caminhão de médio
porte.
As asas do avião, que são
ainda maiores do que as de um Boeing 747, estão equipadas com 17.000 células
solares que geram energia para as hélices e carregam as baterias.
O "Solar Impulse 2"
fará mais três paradas nos Estados Unidos antes de cruzar o Oceano Atlântico
para a Europa ou para a África do Norte, de acordo com o site que documenta a
viagem.
O projeto, que começou em 2002
e tem custo estimado de mais de 100 milhões de dólares, destina-se a destacar a
importância da energia renovável e o espírito de inovação. Viagens de avião
movido a energia solar ainda não são comercialmente viáveis dado o lento tempo
de viagem, tempo e peso limitações da aeronave.
G1, com informações da AP e
BBC
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