Em evento realizado na sede do
Google em São Paulo, nesta terça-feira, 26, a empresa anunciou o lançamento da
segunda geração do Chromecast, reprodutor de mídia que executa aplicativos do
smartphone em qualquer TV com entrada HDMI. O dispositivo chega às lojas a
partir desta semana custando R$ 399.
Além dele, o Google também
apresentou o Chromecast Audio, que, como o próprio nome já diz, reproduz apenas
áudio e se conecta por uma porta de fones de ouvido, entrada ótica ou RCA em
caixas de som. Com ele, é possível executar músicas do Google Play Música,
Spotify ou outros apps do gênero no rádio, por exemplo. O dispositivo chega ao
mercado também nesta semana, pelo mesmo valor de R$ 399.
O preço do novo Chromecast
impressiona por se tratar do exato dobro do valor cobrado pela empresa no
lançamento do modelo original no Brasil, em 2014: R$ 199. O dispositivo é
importado dos EUA, onde é fabricado, e lá ele é vendido por US$ 35 - cerca de
R$ 124 na cotação atual do dólar. O principal concorrente, o Apple TV, é
vendido no Brasil por R$ 1.350.
Além da notável diferença
física - o primeiro Chromecast parecia um pen drive, enquanto o novo modelo tem
um corpo arredondado - e do novo cabo HDMI, agora flexível, a principal mudança
está ligada ao hardware. O aparelho vem agora com três antenas internas de
Wi-Fi, o que reduz significativamente a interferência e o atraso nas
transmissões do celular ou PC para a TV.
Num geral, porém, o novo
dispositivo funciona basicamente da mesma forma que o antecessor. O usuário só
precisa conectá-lo à entrada HDMI de uma TV e configurá-lo com um celular
Android ou iOS. A partir daí, o smartphone se torna o controle remoto da TV,
que passa a reproduzir apps como YouTube, Netflix, Google Chrome e outros na
tela grande do televisor.
Olhar Digital UOL
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