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O site MyHeritage confirmou ao
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) o vazamento de
e-mails e senhas de mais de 3,3 milhões de clientes brasileiros. A resposta se
deu em inquérito aberto pelo órgão para apurar o comprometimento de informações
de brasileiros em um incidente de segurança que segundo a página teria ocorrido
em outubro de 2017.
Segundo o MPDFT, a empresa
afirmou que não houve vazamento de nomes, endereços e números de cartão de
crédito dos clientes brasileiros, bem como dados sensíveis como amostras de DNA
e outros utilizados para formar árvores genealógicas de famílias.
A Autoridade Israelense de
Proteção de Dados realizou investigação cuja análise concluiu pela não
existência de nenhuma violação da lei. O MPDFT orienta os clientes do site que
troquem a senha de acesso ao serviço.
Incidente
O site MyHeritage fornece uma
série de serviços relacionados à herança genética de pessoas. A empresa
comercializa atividades como testes de DNA e identificação de árvores
genealógicas, possibilitando identificar antepassados e encontrar parentes.
Em nota divulgada no dia 4 de
junho, a empresa responsável pela página informou que havia sido comunicada da
disseminação de um arquivo com e-mails e senhas de 92 milhões de usuários do
serviço, todos cadastrados até outubro de 2017.
Em dois comunicados publicados
em junho, a empresa informou ter criado uma equipe para apurar as causas do
incidente e contratado uma firma para realizar perícia. Uma equipe de suporte
foi disponibilizada para tirar dúvidas dos usuários.
A empresa relatou ainda a
intenção de criar um sistema mais seguro de autenticação para o usuário acessar
o site. Assim como o MPDFT, a empresa também recomendou, em uma das notas, a
troca das senhas, uma vez que essas foram vazadas.
Agência Brasil
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