Foto: Marcello Casal
Jr/Agência Brasil
As pessoas portadoras de
telefones celulares pré-pagos que não atualizaram seus cadastros, após terem
recebido notificação das operadoras, estão com suas linhas bloqueadas a partir
desta segunda-feira (18), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel).
De acordo com a Anatel, a
medida vale para os clientes dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá,
Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio
Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São
Paulo.
A agência informou que menos
de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma
pendência cadastral. Alertou também que é a última fase da campanha de
comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas
prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro
Pré-Pago, acompanhado pela Anatel.
Segundo a Anatel, o objetivo
da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar
a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs)
e, assim, ampliar a segurança dos consumidores.
Como atualizar o cadastro
Quem tiver a linha pré-paga
bloqueada poderá atualizar os dados cadastrais na sua prestadora pelos canais
de atendimento disponíveis como: call center e espaço reservado ao consumidor
na internet.
Apessoa deve informar o nome
completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é
necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também
poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.
Agência Brasil
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