Tradicional data de grandes
promoções nos Estados Unidos, a Black Friday vem ganhando cada vez mais força
no calendário de compras dos brasileiros. Por este motivo, o Instituto de
Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) fez a pesquisa de
“Intenções de Compras para a Black Friday 2019”, entre os dias 25 e 29 de
outubro, e entrevistou 650 pessoas em Natal.
De acordo com a pesquisa,
59,8% dos consumidores natalenses têm a intenção de aproveitar as ofertas para
fazer compras. Destes, 52,7% afirmaram que vão aproveitar a data para adiantar
a compra dos presentes de Natal. Entre os 40,2% que não demostraram interesse
em comprar nesta data, os motivos alegados são a falta de dinheiro (33,3%); não
gostar da data (14,2%); e outros vão poupar (12,3%).
Quanto aos valores gastos com
as compras, 43,2% dos consumidores natalenses pretendem gastar mais de R$ 1 mil
na Black Friday; 24,2% esperam gastar entre R$ 500,01 e R$ 1 mil; 18% afirmaram
que têm intenção de gastar entre R$ 200,01 e R$ 500. A média de gasto estimada
é de R$ 692,48.
Quando comparados os gastos
por sexo, as mulheres devem gastar mais do que os homens nas compras – média,
R$ 695,83, contra R$ 688,78 dos consumidores do sexo masculino. Com relação à
faixa etária, a que deve investir mais nas compras é a que vai dos 35 aos 44
anos, com uma média de R$ 745,78.
Entre os produtos mais citados
para compras foram os eletrodomésticos (28%); eletrônicos (25,2%); roupas
(18%); celulares/smartphones/tablet (16,7%); móveis e decoração (13,4%);
calçados (10,3%); perfumes e cosméticos (4,1%); produtos de informática (2,3%);
entre outros. A maioria dos consumidores (65,6%) pretende comprar até duas
categorias de produtos, e a principal forma de pagamento será o parcelado no
cartão de crédito parcelamento (43,7%); seguida do dinheiro (33,9%); cartão de
crédito em única parcela (13,9%); e o cartão de débito (7,5%).
Perguntados sobre os locais de
compra, os entrevistados responderam que devem ir aos shoppings (39,5%); lojas
do comércio de rua (34,7%); e lojas virtuais (22%). Os principais fatores que
vão determinar a compra serão o nível de preço (50,1%); a segurança (16,7%); e
a variedade de produtos (14,1%).
A grande maioria fará pesquisa
de preços (92,5%), sendo que 64,5% o farão para confirmar se os produtos estão
de fato na promoção e 28% para escolher as lojas em que os produtos desejados
estão mais baratos.
Com relação à Black Friday do
ano passado, 43,4% acreditam que os preços dos produtos estarão na mesma faixa
de valor; 28,2% consideram que estarão mais baixos; e 24,6% pensam estar mais
altos. 60,7% dos consumidores que compraram em 2018 e que irão comprar este
ano, disseram que os gastos serão maiores; 27,8% acreditam que os gastos serão
os mesmos; e 11,2% confirmaram que os gastos serão menores.
A íntegra da pesquisa está
disponível no link: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas/
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