SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Governadora destaca importância da formação continuada promovida pelo IFESP


"Precisamos defender educação cidadã, inclusiva, que promova a justiça social. Temos o grande desafio de continuar lutando pela melhoria da qualidade do ensino, pela valorização, dignidade e respeito aos profissionais da educação". A declaração é da governadora Fátima Bezerra proferida, na manhã desta quinta-feira (5), na solenidade de abertura das comemorações pelos 25 anos de criação do Instituto de Educação Superior Presidente Keneddy (Ifesp), em Natal. A governadora também participou do ato de inauguração do Núcleo de Documentação e Memória do instituto.

Fátima destacou que o Ifesp é uma instituição de patrimônio da sociedade potiguar. "É referência como espaço de formação continuada dos nossos professores. Ele exerce papel primordial de garantir graduação e pós-graduação. É dever do Estado oferecer formação e capacitação aos professores, que têm uma missão importante e cheia de desafios", declarou a governadora.
Ela ainda conclamou todos à luta em defesa do novo Fundeb para substituir o atual que acaba no próximo ano. "Não há como estados e municípios assegurarem educação sem o Fundeb. A melhor proposta que está no Congresso nacional para ser votada é a que cria o novo Fundeb como política de Estado, permanente, e que amplia a participação financeira da União. O país tem muito o que fazer ainda na área da Educação. Precisamos ampliar o acesso, dar mais qualidade, ter mais escolas de tempo integral e valorizar os professores", disse Fátima Bezerra ao enfatizar que esta deve ser uma luta de toda a sociedade.

Secretário de Estado da Educação, professor Getúlio Marques disse que o  Ifesp se consolida na educação do RN e ajuda a enfrentar os grandes desafios da educação no Estado e no Brasil. "Temos enormes dificuldades, mas elas são momentâneas, precisamos fazer valer a qualidade do ensino, o compromisso com a educação pública e a oferta de um serviço de qualidade a quem não teve acesso adequado", afirmou Getúlio.

O Ifesp trabalha para formação continuada de professores em graduação e pós-graduação. Nestes 25 anos formou dois mil professores em graduação e 400 em pós-graduação.

Também participaram da solenidade, a secretária adjunta de Educação do Estado, Márcia Gurgel; o diretor do campus da UERN em Natal, Francisco Dantas; o diretor da Escola de Governo do Estado, João Emanuel Evangelista; o diretor da Fapern, Gilton Sampaio; representantes da secretaria de Educação da Prefeitura Natal, do deputado estadual Francisco Medeiros e da vereadora de Natal, Divaneide Basílio.

O QUE É O IFESP

O IFESP é vinculado à Seec-RN. Atua na formação de muitos educadores que ainda não possuem a graduação em nível superior e para aqueles que desejam o acesso à formação continuada. Em 1993, foi transformado em Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy. Em 2001, passou a se chamar Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP.

Atende 700 alunos em diversos municípios do RN distribuídos em 30 turmas, com cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

Conta com 43 professores que atuam nos cursos de Graduação, Extensão e Pós-graduação.

A Graduação oferece três cursos: Pedagogia - Licenciatura, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Letras – Habilitação Língua Portuguesa.

Na pós-graduação Lato Sensu são oferecidos cursos de especialização em seis áreas.

Compõem o complexo educacional as escolas estaduais Edgar Barbosa, Presidente Kennedy, Joaquim Torres e Manoel Vilaça. Para essas instituições, o IFESP reserva parte das vagas dos cursos ofertados para professores e gestores.

A instituição trabalha junto à Capes na implantação de Mestrado Profissional.

Em relação ao Ensino à Distância (EaD), oferta de cursos nesta modalidade em parcerias com a SEEC, Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Governo e outros setores da administração pública.

Este ano, em abril, 87 professores da rede estadual de diversas cidades do RN se formaram em Pedagogia.

O instituto mantém uma das escolas potiguares com alto indicador do IDEB, a E.E. Presidente Kennedy, que se destaca no ensino fundamental e é referência de qualidade para muitas escolas, principalmente do interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente