SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 17 de março de 2020

ALERTA URGENTE! - Coronavírus e Dengue: como ANGICOS deve enfrentar essas duas ameaças?

O Brasil, o Nordeste, o nosso estado e a nossa cidade, vivem, gradativamente, um momento único e sombrio. A chegada do coronavírus ao país traz mais um desafio à saúde dos brasileiros nesse fim de verão. A doença, classificada como emergência global pela Organização Mundial da Saúde, se soma ao triste roteiro das epidemias de dengue de todos os anos no Brasil. O cenário levanta uma questão: como a população e as autoridades de saúde devem se preparar para enfrentar essa pandemia do COVID-19 e aos riscos com a dengue?

ANGICOS tem feito alguma mobilização quanto a isso? O que não está sendo feito e o que deve acontecer? E as aglomerações dos próximos dias? O RN já está com dezenas de casos suspeitos e as preocupações irão aumentar a cada novo dia.

Nos próximos dias nossa cidade receberá milhares de fiéis, para a grande procissão do padroeiro São José.

Como a igreja vai se manifestar com relação a Missa Campal do dia 19 e a Procissão de São José? Os dois atos públicos de fé são considerados dos maiores do RN, trazendo pessoas de todas as partes do estado.

A justiça já começou a proibir aglomerações de grande porte e a própria igreja já iniciou advertências com relação a precauções com relação as aglomerações religiosas.
Em Angicos, festas privadas e públicas estão acontecendo envolvendo milhares de pessoas sem que haja nenhum tipo de pronunciamento por parte do prefeito ou secretaria de saúde local com relação a isso.

O blog, atendendo a pedidos de muita gente que está apreensiva, conversou com a enfermeira Sheilla Verde sobre medidas que podem ser tomadas e estão previstas dentro do plano de contingência e de combate ao vírus.

Pergunta 01: quais devem ser as medidas tomadas pelo município com relação ao dengue?
Sheilla: A população precisa ser conscientizada continuamente todos os dias sobre:

·         Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
·         Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
·         Manter caixas d'agua bem fechadas;
·         Remover galhos e folhas de calhas;
·         Não deixar água acumulada sobre a laje;
·         Coloque areia nos vasos de plantas;
·         Colocar telas em janelas;
·         Uso de inseticidas e larvicida;
·         Colocar desinfetante nos ralos;
·         USO DE REPELENTES

Pergunta 02: O que a secretaria de saúde local pode fazer de diferente pra tornar mais eficaz o combate ao dengue?

Sheilla: Antes de mais nada é importante lembrarmos que o combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal e da coletividade.
A NÍVEL MUNICIPAL deve-se montar um sistema de vigilância epidemiológica da doença e um sistema de controle do mosquito, tendo para isto financiamento das ações realizado pelo ministério da saúde e sabemos que temos.

Intensificar o combate ao mosquito realizando mutirões, que ajudam a eliminar muitos focos, mas os munícipes precisam dar continuidade ao trabalho.

Esteja atento a garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água. Coloque areia nos vasos de plantas, fure pneus velhos, mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo, retire folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito!

Pergunta 03: em virtude dos potenciais perigos relacionados pelo Covid-19 (CORONAVÍRUS), o que deve ser feito pra evitar que a cidade venha a sofrer de forma mais intensa os riscos dessa pandemia?  

Sheilla: De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda -se o cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da pandemia do Coronavírus. Com isso, as autoridades locais devem estimular que eventos – sejam eles governamentais, artísticos, científicos ou comerciais – não ocorram nesse período. Caso não seja possível cancelar o evento, a recomendação é de que não haja público.

O que se espera para as próximas três semanas é um aumento gradativo de casos confirmados do novo Coronavírus. Isso já foi demonstrado por estudos estatísticos realizados. Por isso devemos ter cautela.

A secretária municipal de saúde deve distribuir EPI'S adequados para os funcionários, como por exemplo o uso da máscara N95.

Pergunta 04: O que a população deve fazer pra evitar o Coronavírus?

Sheilla: Carlos, entre as medidas de prevenção quanto ao Coronavírus, podemos citar as seguintes, muito importantes:
- Lavar as mãos até a metade do pulso;
- Usar álcool 70% nas mãos antes de encostar nas áreas como: olhos, nariz e boca.
- Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;
- Evitar multidões;
-Usar máscara, caso apresente sintomas;
- Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando;
- Evitar sair de casa, caso apresente algum sintoma de gripe;
- Manter a distância de 1 metro de pessoas espirrando ou tossindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente